Brasil,

Agricultura Familiar e Programa Emancipar

Estamos na semana dedicada à comemoração da Agricultura Familiar, que é a principal responsável pela produção dos alimentos disponibilizados para o consumo da população brasileira, aqueles que realmente chegam à nossa mesa. Segundo dados da Organização das Nações Unidas - ONU, a Agricultura Familiar é responsável por 80% de toda produção mundial de alimentos. São mais de 500 milhões de produtores rurais dedicados à agricultura familiar no mundo, ocupando 90% de todas as propriedades agrícolas do globo.

Recentemente, aprovou-se Projeto de Lei nº 2019001052, de autoria do Deputado Estadual Zé Carapô, que estabelece, no calendário cívico cultural do Estado de Goiás, a Semana Estadual da Agricultura Familiar, que passa a ser comemorada, anualmente, na semana do dia 24 de julho; e cuja finalidade é conscientizar a sociedade acerca do trabalho desenvolvido pelos agricultores familiares, bem como estimular a instituição de políticas públicas de incentivo ao pequeno produtor.

Nesse sentido, nasceu o Programa Emancipar, Projeto de Lei nº 2019002874, de inciativa do Deputado estadual Zé Carapô, que estabelece um conjunto de ações que visa dar apoio assistido aos agricultores familiares, abrangendo toda cadeia produtiva, por meio da concessão de linhas de crédito de produção, do acompanhamento familiar, da comercialização e do controle social, com a finalidade de promover a independência financeira do produtor rural, resgatando seus direitos e elevando-os ao patamar de auto sustentação; de tal forma, gerando desenvolvimento profissional e humano.

O Deputado Estadual explicou que o objetivo do projeto é garantir a geração de trabalho e renda no Estado de Goiás. “Desta forma, iremos consolidar a perspectiva de um estado Emancipador, através das integrações dos órgãos governamentais com o produtor rural, criando empreendimentos familiares que gerarão desenvolvimento para o Município”, concluiu Zé Carapô.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: