Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia do Agricultor: veja como a tecnologia está mudando a maneira como cultivamos nossos alimentos

Data é comemorada no próximo dia 28 de julho

No próximo dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor. O setor é importante para a economia do Brasil, que é o terceiro maior exportador agrícola do mundo, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

“Os resultados do setor são ótimos, mas eles podem crescer ainda mais com o uso de novas tecnologias”, conta o country manager da BSA no Brasil, Antonio Eduardo Mendes da Silva, conhecido no mercado como Pitanga. “Estamos falando da Indústria 4.0, do uso de sensores, da análise de dados e do armazenamento em nuvem, que estão ajudando agricultores a produzir mais, otimizando recursos como água e solo e aumentando a qualidade da safra.”

Segundo Pitanga, o uso de devices conectados à nuvem ajuda os produtores a tomarem decisões mais acertadas em relação ao o que plantar, quando e como plantar.

A nuvem comporta infinitas possibilidades de aplicações, como e-commerce, sistemas de gestão, notas fiscais eletrônicas, folhas de pagamento, intranet e todo tipo de projeto que precise ser hospedado. Muitos softwares também são oferecidos por meio da tecnologia, que otimiza o uso dessas ferramentas ao disponibilizá-las e comercializá-las online. Estudo do IDC estima que a tecnologia seja base para 22% dos softwares em todo o mundo.

Além da mobilidade para acessar seu “escritório” de qualquer lugar, outra vantagem da nuvem é a segurança. Quando salvos em nuvem, dados sigilosos de um pequeno produtor e de seus clientes têm o mesmo grau de proteção que uma grande corporação e ficam menos vulneráveis a ataques digitais.

Com um quarto da população mundial envolvida na agricultura e produção de alimentos, os ganhos obtidos por meio de uma melhor utilização de dados e das nuvens podem ser enormes.

De acordo com dados de estudos da BSA|The Software Alliance, veja abaixo como a agricultura está sendo transformada pela tecnologia:

Produtos mais frescos, abundantes e baratos

Dados estão mudando a cultura de fazendas em diversos lugares e setores, ajudando a produzir alimentos mais saborosos e nutritivos para um número cada vez maior de pessoas. Graças a um conceito conhecido como agricultura de precisão, agricultores de todo o mundo podem usar dados de sementes, satélites, sensores e tratores armazenados na nuvem para tomar decisões melhores visando a aumentar a produtividade, diminuir custos e alimentar mais pessoas. Ao utilizarem ferramentas de nuvem e análise de dados, os agricultores podem reduzir os custos com insumos, o uso de pesticida e produtos químicos e melhorar a produtividade em até dez vezes.

Adaptação às mudanças climáticas

Ao utilizar dados provenientes de sensores instalados em toda a cadeia de produção, agricultores não apenas obtêm produtos melhores a custos menores, como também ganham uma “arma” contra as mudanças climáticas, que afetam diretamente o seu negócio. O conhecimento alcançado por meio da análise dessas variáveis, guardadas na nuvem, é útil para reconhecer os novos padrões do clima de suas regiões e como a plantação reage a eles.

Previsão do tempo para uma colheita melhor

Em todo o mundo, previsões climáticas mais precisas ajudam o agricultor a se preparar para períodos de seca, tempestades e geadas, por exemplo. Isso é possível graças a satélites, observatórios climáticos, radares e outros sensores que capturam mais de 2,25 bilhões de pontos de dados climáticos 15 vezes a cada hora, somando um total de 20 terabytes de dados por dia armazenados na nuvem.

Empoderamento do pequeno produtor

O acesso à internet garante a pequenos produtores informações a que apenas os grandes tinham acesso anteriormente. Na Índia, quiosques equipados com internet permitem que mais de 4 milhões de agricultores acessem informações sobre preços de produtos e clima, por exemplo, em idiomas locais. O país usa análise avançada e tecnologias móveis para rastrear dados de fazendas individuais e, após a análise, oferecer suprimentos aos agricultores com base em suas necessidades, como fertilizantes e sementes.

Sobre a BSA

BSA | The Software Alliance é a principal defensora do setor de software global antes dos governos e no mercado internacional. Seus membros estão entre as empresas mais inovadoras do mundo, criando soluções de software que estimulam a economia e melhoram a vida moderna. Com sede em Washington, DC e operações em mais de 60 países, a BSA promove programas de conformidade que promovem o uso legal de software e defendem políticas públicas que promovam a inovação tecnológica e o crescimento da economia digital. Siga a BSA em @BSAnews.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo