Logo
Imprimir esta página

RTRS adere à acordo que visa ampliar a soja sustentável e a produção de baixo carbono em Sorriso/MT

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) aderiu a uma parceria fundamental que visa promover a soja responsável e a agropecuária de baixo carbono em Sorriso através de uma nova abordagem jurisdicional. O município de Sorriso, no estado do Mato Grosso, é o maior produtor de grãos do mundo. O objetivo do acordo é apoiar os agricultores e comerciantes que cultivam soja responsável na região e ajudar a desenvolver uma abordagem de mercado jurisdicional para avançar em direção à produção 100% responsável.

Produtores locais, representantes do governo estadual e grupos da sociedade civil em Sorriso assinaram recentemente um MdE para aderir à estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) do estado, por meio de uma produção inclusiva e lucrativa, acompanhada de crescimento econômico e redução de emissões de CO2. O Memorando foi assinado após 12 meses de engajamento com as partes interessadas locais, sob a liderança da IDH, Clube Amigos da Terra, CAT Sorriso e Natcap Soluções Sustentáveis.

Esses esforços terão o apoio da RTRS, uma iniciativa internacional multipartes criada em 2006 para promover a produção, o comércio e o uso responsáveis de soja.

Na segunda rodada de apoio ao PCI Sorriso, a RTRS assinou o MdE com a IDH e CAT Sorriso durante a conferência anual da RTRS (RT14) em Utrecht, nos Países Baixos, realizado em junho. O Padrão RTRS de Certificação da Produção, aprovado como uma das ferramentas da estratégia PCI, será fundamental para atingir os objetivos da estratégia.

Marina Born, Presidente da RTRS, disse: “Como plataforma global e multissetorial de soja, a RTRS comemora a adesão à estratégia PCI em Sorriso e apoia e promove fortemente as estratégias jurisdicionais envolvendo o setor público. Os governos subnacionais têm um papel fundamental, pois possibilitam e promovem iniciativas de alto impacto e sustentáveis dos pontos de vista social, ambiental e econômico”.

Steven Collet, Diretor de Operações da IDH, afirmou: “Estamos muito satisfeitos com a adesão da RTRS à estratégia PCI em Sorriso e ansiosos para trabalhar com uma organização com 14 anos de experiência na condução da cooperação público-privada e criação de uma cadeia de suprimento responsável para a soja. Essa colaboração vai nos ajudar a promover a responsabilidade em Sorriso por meio de uma abordagem jurisdicional, chegando até o mercado e os consumidores europeus e aproximando-nos, assim, de uma produção responsável em escala. A participação da RTRS é um passo importante para o Brasil e um importante precedente para outras cadeias de suprimentos do mundo inteiro”.

Sobre a RTRS

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma organização internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente, a RTRS conta com mais de 180 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são considerados um padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável. www.responsiblesoy.org/pt.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto