Brasil,

Conhecidos os vencedores da etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Rio Branco (AC)

O resultado da avaliação de 360 animais abatidos na etapa do Circuito Nelore de Qualidade, nos dias 10 e 11 de junho, em Rio Branco (AC) foi divulgado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e Associação do Nelore Acreano (Anacre). A iniciativa conta com o apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

O gerente executivo da ACNB, André Locateli, destaca que o resultado da etapa foi positivo e contribui para analisar o padrão de qualidade da carne Nelore produzida na região. “Nesta etapa, 100% dos animais eram machos castrados, o que propiciou a predominância de acabamento de gordura mediano ou uniforme (59%)”, ressalta Locateli.

Entre os animais avaliados, 75% tinham peso superior a 18 arrobas e 59% do total possuíam até quatro dentes incisivos permanentes. “Em conjunto com as informações de acabamento, essas estatísticas indicam que os animais atingiram o ponto de abate ainda jovens, o que tende a beneficiar a qualidade da carne e o resultado do produtor”, diz o dirigente da ACNB.

Para o presidente da Anacre, Marcelo Lemos de Sousa, a realização de uma etapa do Circuito no estado fortalece e valoriza o trabalho de pecuaristas da região. “O Acre tem aproximadamente 3 milhões de cabeças de gado, o que demonstra a importância da pecuária. Estamos muito satisfeitos com o resultado obtido, com destaque ao interesse dos criadores”, afirma Sousa.

Campeões – A Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Machos ficou com Sérgio Sebastião de Barros. A pecuarista Laura Ribeiro de Oliveira ficou com a Medalha de Prata e Juarez Carlos Brasileiro, com a de Bronze.

Circuito Nelore de Qualidade – Promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa que avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Realizada desde 1999, a iniciativa conta com a Friboi como parceira este ano. Com isso, a ação dobrou de tamanho e terá 26 etapas em 10 estados. Cerca de 20 mil carcaças devem ser avaliadas até o fim de 2019, chegando a uma marca recorde desde o lançamento do Circuito. Em junho, além de Rio Branco, já houve etapas em Redenção (PA), Araguaína (TO), Porto Velho (RO) e Colíder (MT).

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: