Primeiro Biofertilizante registrado no Brasil é destaque na 26ª Hortitec

• Escrito ou enviado por  Lívia Haddad
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

A Microquimica, empresa recém-adquirida pelo grupo Tradecorp, aposta na inédita conquista do Vorax® para reforçar a importância da tecnologia para o setor

O primeiro biofertilizante registrado no Brasil é uma conquista da Microquimica, empresa brasileira que atua na produção e comercialização de biofertilizantes, inoculantes, adjuvantes e reguladores do crescimento vegetal, que participa pela oitava vez da Hortitec, maior feira de horticultura da América Latina. O evento acontece entre os dias 26 e 28 de junho, no Pavilhão de Expoflora, em Holambra (SP).

O Vorax® tem ação bioestimulante e é produzido a partir da fermentação biológica do melaço de cana de açúcar. Ele teve o registro concedido em dezembro de 2018, em um processo que levou cerca de seis anos para ser concluído, após muitas pesquisas em várias culturas e alto investimento.

O diretor técnico do grupo, Roberto Berwanger Batista, afirma que o Vorax® é o único com garantia e certificação para ser fornecido com o selo de biofertilizante e reforça que o registro é um marco para todo o setor agrícola do Brasil. “É uma conquista da empresa, mas acreditamos que com isso abrimos oficialmente uma nova classe de produtos e de tecnologia regulamentada para uso aqui no país, que auxiliam as plantas a expressarem seu potencial produtivo e adicionalmente ajudam a tornar a agricultura mais sustentável”.

Com a conquista, o grupo pode comunicar de forma clara os ingredientes ativos do produto, sendo o principal um aminoácido chamado ácido L-glutâmico, e os efeitos do formulado no metabolismo vegetal. “Esses efeitos são bastante diferentes dos nutricionais e são observados com doses muito baixas de aplicação. As doses variam de 30 a 100 ml por hectare e ativam três metabolismos nas plantas, do nitrogênio, do carbono e o oxidativo, gerando maior crescimento e produtividade”, conta Batista, que afirma que este é o grande diferencial do produto, que motivou a busca do enquadramento na classe adequada. “E essa classe é a de Biofertilizantes, não a de Fertilizantes”.

A eficiência do Vorax®, inclusive na horticultura, em culturas como tomate, batata, alface, couve, beterraba e chicória, foi comprovada em estudos científicos, com diversas publicações em revistas científicas. “São pesquisas que confirmam a absorção e a metabolização do biofertilizante nas mais diversas culturas, com ganhos em crescimento, produtividade e até mesmo conservação pós-colheita, que melhoram a rentabilidade do produtor”, reforça o diretor.

26ª Hortitec – Microquimica
Local: Pavilhão de Expoflora – Rua Maurício de Nassau, 675, Holambra (SP) – Estande 73 – Setor Marrom
Data: 26 a 28 de junho
Horário: 26 e 27/06 das 9h às 19h e 28/06 das 9 às 17h

Sobre a Microquimica

Fundada em 1976, a Microquimica é uma empresa brasileira, pertencente ao Grupo Tradecorp, que atua na produção e comercialização de fertilizantes. Sediada em Campinas, interior de São Paulo, a empresa possui duas filiais em Monte Mor (SP) destinadas à fabricação e distribuição de seus produtos.

Com investimentos focados em pesquisa e desenvolvimento, a Microquimica oferece ao mercado produtos como fertilizantes foliares e para tratamento de sementes, biofertilizantes, inoculantes, adjuvantes e reguladores do crescimento vegetal. A empresa também disponibiliza um aplicativo gratuito de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha® Mobile, que fornece um diagnóstico completo sobre a nutrição da planta e recomendações aos agricultores de ações corretivas.

A Microquimica é a primeira a obter o registro junto ao MAPA de um biofertilizante (conhecido no exterior como bioestimulante), para o produto Vorax®, após um extenso trabalho de pesquisa, em parceira com universidades e fundações, e também de tratativas com o órgão regulador. O registro é um marco fundamental, pois inaugura oficialmente uma nova classe de insumos agrícolas à disposição dos produtores brasileiros, após mais de 30 anos da menção desse tipo de produto na legislação, porém sem o efetivo registro e regulamentação no país.

Em busca de um desenvolvimento socioambiental, a Microquimica investe em programas sustentáveis, como o processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação Abrinq.

Para mais informações acesse o site www.microquimica.com

Sobre a Tradecorp

Empresa espanhola fundada em 1985 que desenvolve soluções inovadoras em nutrição, fisiologia e alívio de estresses nas plantas, com o objetivo de aumentar de maneira sustentável a produtividade das culturas. Atualmente comercializa seu portfólio completo e diferenciado em mais de 80 países.

Em 2000, a Tradecorp passou a fazer parte do Grupo Sapec Agro Business, uma holding Belga fundada em 1926 com um extenso portfólio de negócios.

Em novembro de 2016 foi realizado um acordo de venda da Sapec Agro Business para o fundo de investimento britânico Bridgepoint, visando acelerar o crescimento da empresa e sua atuação em novos mercados.

Para mais informações acesse www.tradecorp.com.br e http://www.sapecagro.pt