Brasil,

Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas é tema de encontro com a Universidade de Lavras em Jundiaí-SP

Cerca de 80 visitantes conheceram programas Adjuvantes da Pulverização, Aplique Bem, IAC-Quepia e Unidade de Referência em Defensivos Agrícolas

Cerca de 80 profissionais e acadêmicos ligados ao agronegócio visitaram nos últimos dias o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP. No local funcionam quatro programas de referência no Brasil e no mundo na área de Tecnologia de Aplicação: Adjuvantes da Pulverização, Aplique Bem, IAC-Quepia e Unidade de Referência em Tecnologia de Aplicação e Segurança de Defensivos Agrícolas.

O grupo, coordenado pela Universidade Federal de Lavras (MG), foi recebido pelo pesquisador científico Hamilton Ramos, coordenador dos quatro programas. Entre os visitantes, havia profissionais dos mais diferentes pontos do País, como Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins.

“Foi uma oportunidade de debatermos quantos avanços foram obtidos pela pesquisa agrícola nos últimos anos na área de tecnologia de aplicação”, resume Ramos. “Mostramos ainda dados e resultados relevantes desses quatro programas que conduzimos com apoio da iniciativa privada”, acrescenta Ramos.

O pesquisador explica que o programa Aplique Bem leva a propriedades rurais do País treinamentos práticos na área de tecnologia de aplicação. Já a Unidade de Referência oferece cursos para multiplicadores de boas práticas na aplicação de defensivos agrícolas, enquanto o IAC-Quepia desenvolve métodos de análise e certifica a qualidade de vestimentas e luvas de proteção ao trabalho rural. Já o programa de Adjuvantes da Pulverização visa a transferir melhor rendimento agrícola e favorecer a preservação ambiental nas propriedades que adicionam adjuvantes à calda de defensivos agrícolas.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: