Brasil,

Primeira carga de açúcar da Tereos é embarcada em terminal da VLI

Acordo entre as duas empresas, assinado em 2018, aumenta o fluxo no sistema integrado que conecta a ferrovia ao Porto de Santos; obras previstas na parceria já começaram

A Tereos, terceira maior produtora de açúcar do mundo, concluiu ontem o primeiro embarque de açúcar no sistema integrado da VLI, companhia logística que integra ferrovias, terminais intermodais e portos, como parte da parceria firmada pelas duas empresas em 2018.

A Tereos Commodities Sugar, braço de trading do Grupo Tereos que comercializa açúcar branco e bruto em mais de 60 países, embarcou a commodity pelo berço 3 do Tiplam, terminal portuário situado em Santos, na tarde da terça-feira (18), com destino à China. Todo o produto chegou até o porto por meio da ferrovia e das estruturas multimodais da VLI.

O acordo assinado em 2018 prevê um investimento conjunto de mais de R$ 200 milhões para a construção de dois armazéns – um no interior de São Paulo e outro no Porto de Santos – e a assinatura de um contrato de longo prazo para o transporte de 1 milhão de toneladas de açúcar bruto por ano. As obras para as unidades de armazenamento, instaladas dentro do sistema integrado da VLI, já começaram.

Por meio desta aliança, a Tereos Commodities assegura a infraestrutura logística para alavancar a comercialização de açúcar bruto, de produção própria ou de terceiros. Já a VLI, que tem o agronegócio como principal mercado, une a sua experiência em transportes de cargas em grande escala à sólida posição do Grupo Tereos no Brasil.

De 2015 a 2018, a VLI já transportou quase 15 milhões de toneladas de açúcar pela mesma rota. O volume é impulsionado pela operação dos terminais da companhia em Uberaba e Guará.

Sobre a Tereos

Valorizar as matérias-primas agrícolas para o desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade é a nossa visão. Tereos é uma líder global nos mercados de açúcar, álcool, etanol e amidos. Os compromissos do grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O grupo Tereos reúne 12 mil produtores cooperados e possui com reconhecido know-how no processamento de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. Operando 49 unidades industriais e contando com 26.000 colaboradores em 18 países, Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. No período de 2018/19, o grupo obteve uma receita de 4,4 bilhões de euros.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar e Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portifólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em sete países.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: