Guabi comenta sobre a importância do manejo nutricional de bezerras na 16ª edição da Megaleite

• Escrito ou enviado por  Lucia Nunes
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

De 19 a 22 de junho acontece no parque da Gameleira, em Belo Horizonte, a 16º edição da Megaleite. A empresa Guabi Nutrição e Saúde Animal – uma das maiores produtoras de ração e suplemento do país – comenta sobre a importância do manejo nutricional, principalmente, visando o maior desempenho dos bovinos de leite e o incremento da lucratividade do produtor.

Há mais de quatro décadas, a Guabi tem desenvolvido tecnologias avançadas para suprir a necessidade do criador perante a criação de seu rebanho com mais assertividade. E para a Megaleite, a Guabi apresenta sua nova linha de produtos que melhoram os índices zootécnicos, por meio da maior biodisponibilidade dos minerais, maior eficiência ruminal e pelo incremento da saúde intestinal, além de prevenir possíveis contaminações por micotoxinas presentes nos alimentos. “Nosso objetivo é proporcionar bem-estar aos bovinos com uma nutrição equilibrada, baseada em estudos avançados que proporcionam qualidade de vida, produtividade e rentabilidade. O negócio do criador é o nosso negócio. Fomentar uma melhor produtividade e atender às expectativas e demandas do mercado são os nossos focos. É preciso investir em tecnologia e estudos, para que o nosso país contribua cada vez mais com a produção de proteína animal para do mundo”, comenta o zootecnista e gerente de produtos para ruminantes da Guabi, José Leonardo Ribeiro.

Manejo nutricional de bezerras

Todas as fases de criação do gado são importantes e requerem prudências peculiares. Mas o período neonatal, que vai até o 28º dia de idade do animal, costuma ser a fase mais crítica da criação de bezerras. Para se ter uma ideia, 75% das perdas dos produtores são durante o primeiro ano de vida do animal. Os primeiros 60 dias são extremamente cruciais. Por isso, o produtor precisa estar sempre atento à saúde e ao crescimento dos bezerros durante toda esta fase da vida. “Os cuidados e acompanhamentos devem começar com as vacas antes mesmo da concepção, o chamado período pré-parto. Depois é preciso atentar-se com o ambiente no momento do parto, ao fornecimento do colostro e cura do umbigo. O sucesso da criação da bezerra refletirá no seu desempenho quando adulta. Por isso, é preciso garantir, na fase inicial, a ingestão de colostro e leite (qualidade e quantidade), bem como o consumo de alimento concentrado com alto valor nutricional. Em adição, a qualidade da água fornecida também será fundamental para o desenvolvimento do rúmen”, alerta o zootecnista, que completa lembrando que o ambiente (temperatura e umidade) também afeta o desenvolvimento do animal.

Nos primeiros dias de vida do animal é extremamente importante que o bezerro ingira colostro em alta quantidade, nas primeiras 06 horas após o nascimento. “É imprescindível que o animal recém-nascido recebe este alimento, rico em nutrientes e imunoglobulinas, nas primeiras horas de vida, porque neste período a qualidade do colostro e a absorção de anticorpos é mais eficiente”, conta José Leonardo. A partir do 3º dia de vida, a bezerra deverá ter a sua disposição alimento concentrado (ração) e água à vontade. A quantidade de leite fornecida, em duas mamadas diárias, deverá contemplar 15% do peso ao nascer da bezerra. Alimento volumoso, de preferência feno, deverá ser introduzido na dieta a partir do 3º mês de vida. No momento da desmama, bezerras de raças grandes deverão estar consumindo acima de 1,0 kg de ração/dia.

Lançamentos GuabiTech

Guabitech Rumileite – é um concentrado formulado com 20% de PB, milho laminado, aveia laminada, macro e microminerais (orgânicos e inorgânicos), vitaminas A, D, E e as do complexo B e Aditivos. Este produto deve ser fornecido a partir do quarto dia de vida, a livre acesso e com incremento gradativo do mesmo. Quando o animal de raça grande estiver consumindo acima de 1,0kg/dia, o fornecimento de leite pode ser interrompido e inicia-se a fase de desmame. Já para as vacas em lactação, de alto potencial produtivo, é recomendado a ração GuabiTech Lactage 22, que foi desenvolvida especialmente para atender vacas de leite de alta produção. Trata-se de uma ração multipartícula formulada com 22% de PB, milho laminado, macro e microminerais (orgânicos e inorgânicos), vitaminas A, D3, E e Biotina, Aditivos (prebiótico e probiótico), óleos funcionais e apresenta ação tamponante.

Data e horário: 19 a 22 de junho das 8h às 22h.
Local: Parque de Exposições Bolivar de Andrade - Parque da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 - Gameleira, Belo Horizonte – MG)
Entrada Franca

Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal - A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que há 45 anos se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado, e é hoje uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros e exportações frequentes para mais de 30 países. Sua linha de produtos abrange rações completas, suplementos minerais, dietas, núcleos e premixes, para atender as diferentes necessidades nutricionais e fases de crescimento de: peixes e camarões, equinos, bovinos de corte e de leite, aves de corte e de postura, coelhos, caprinos, ovinos, entre outras espécies de animais de produção. Atualmente, a Guabi possui cinco unidades fabris distribuídas pelo Brasil, três Centros de Distribuição em Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA) e em Caucaia (CE) e um Escritório Nacional, em Campinas/SP.