Brasil,

Estudo da Conab aponta queda de 3,4% na produção de trigo no estado

O estado do Paraná, que tem a maior produção de trigo do país, deve ter uma queda de 8,6% na área e de 3,4% na produção neste ciclo produtivo 2018/2019, divulgado esta semana (11) no 9º Levantamento da Safra de Grãos, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A cultura do trigo concorre em área com a do milho 2ª safra no estado, mas nesta temporada houve crescimento do segundo cereal em detrimento do primeiro. Isso ocorreu devido às condições climáticas mais favoráveis para o milho, situação oposta à do ocorrido na safra anterior.

A produtividade, no entanto, evoluiu 5,7%, chegando a 2.729 kg/ha. A posição do plantio está atualmente em cerca de 60% da área prevista. A produção do estado deve chegar a 2,7 milhões de toneladas, enquanto a nacional tem alcance de 5,5 milhões de t, com um aumento de 0,9%.

Quanto ao milho 2ª safra, a expectativa é de uma produção de 12,9 milhões de toneladas, com um registro 44% superior à safra passada que sofreu o impacto da estiagem nas fases de maior demanda hídrica da cultura.

Outras informações sobre os demais cultivos no Rio de Janeiro e a produção de grãos em todo o país estão divulgados no site da Companhia. Clique aqui para acessar o estudo.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: