Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Marcos Fava Neves lança livro sobre a cana no Ethanol Summit

Publicação será apresentada durante o evento na capital paulista e estará disponível para download gratuito nos sites www.doutoragro.com e www.unica.com.br

O Professor da USP e da FGV Marcos Fava Neves lança em 18 de junho (terça-feira), durante Ethanol Summit - maior evento do setor sucroenergético da América Latina, realizado pela União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA) -, na capital paulista, o livro digital: “Novos caminhos da Cana - análises e pensamentos sobre o agronegócio (2015-2018)”. A publicação estará disponível para download gratuito nos sites www.doutoragro.com e www.unica.com.br, na mesma data (18/6), após o painel “Mitos e fatos: o açúcar na vida do consumidor”, que será coordenado por Fava Neves, às 11 horas, na sala 5 do evento.

A publicação é editada pela Editora CanaOeste e reúne a coletânea de artigos publicados na Revista Canavieiros de janeiro de 2015 a dezembro de 2018 e possui reflexes sobre o passado, presente e future do setor. O prefácio é de Manoel Ortolan (in memorian) e de Celso Albano de Carvalho.

“Nos textos, o leitor poderá acompanhar as análises mensais que mostram os caminhos e os percalços do agronegócio e da cana, analisando pontos negativos e principalmente as esperanças futuras, como o lançamento do RenovaBio. Nas páginas o leitor conseguirá compreender melhor o segmento e fazer uma retrospectiva e projetar o futuro”, explica Fava Neves.

Segundo o gestor executivo da Orplana, Celso Albano de Carvalho, é uma grande oportunidade a leitura dos materiais avaliados por Fava Neves. “O setor sucroenergético teve e tem como um grande passo a democratização do conhecimento e o monitoramento da conjuntura mês a mês, pautado na capacidade que o Marcos tem de conseguir juntar indicadores de mercado, aliado as tendências dos mercados externos e interno. Sua visão aguçada dissemina informações importantes para todos”, exemplifica.

“O Marcos Fava Neves, oriundo de uma família ligada à Academia, é um dos melhores exemplos no Brasil de um profissional que sabe como aplicar, na prática, os conhecimentos desenvolvidos nas universidades, contribuindo para o posicionamento do agronegócio brasileiro como liderança mundial. Excelente a ideia de acoplar seus artigos em um livro”, comenta Jacyr Filho, diretor da região Brasil do Grupo Tereos, homenageado no último texto da publicação de Fava Neves. Outras 48 personalidades da cana são homenageadas no livro.

Painel “Mitos e fatos: o açúcar na vida do consumidor”

Com a mediação de Neves, o painel “Mitos e fatos: o açúcar na vida do consumidor”, será debatido com Alexandre Jobim, diretor presidente da Associação Brasileira de Indústria de Refrigerantes e Bebidas não alcoólicas (ABIR), Daniel Magnoni, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese e João Dornellas, presidente-executivo da Associação Brasileira da Industria Alimentícia.

Sobre Marcos Fava Neves

Nascido em Lins (SP), Marcos Fava Neves, é professor em tempo parcial das Faculdades de Administração da Universidade de São Paulo (FEA USP-RP), em Ribeirão Preto, e da EAESP/FGV, em São Paulo. É Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em 1991, e fez toda sua carreira de pós-graduação (mestrado, doutorado e livre-docência) em Estratégias Empresariais e chegou a professor titular da USP, aos 40 anos, tendo sido chefe do Departamento de Administração da USP em duas gestões.

Complementou sua pós-graduação em Marketing de Alimentos e Planejamento do Agronegócio, na França (1995 – no IGIA), e na Holanda (1999 – na Universidade de Wageningen). Desde 2006 é professor visitante internacional da Universidade de Buenos Aires (Argentina) e, desde 2013, da Purdue University, Indiana (EUA), em que deu aulas durante todo o ano de 2013.

É especializado em Planejamento e Gestão Estratégica, tendo realizado mais de 200 projetos de planejamento no agronegócio brasileiro e mundial. É co-fundador e integrante da consultoria Markestrat. Trabalhou ou foi membro de conselhos das seguintes organizações: Botucatu Citrus, Vallée, Lagoa da Serra (CRV); Renk Zanini, Inova, Embrapa, Serviço de Informação da Carne, Associação Mundial de Agronegócios, Cooperativa Coplana, Cooperativa Holambra, Ouro Fino, Canaoeste e Orplana (Organização dos Plantadores de Cana). Ajudou a montar e é acionista de 3 empresas, sendo 2 startups.

Números na carreira

É autor e organizador de 67 livros publicados no Brasil, Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Uruguai, Inglaterra, Cingapura, Holanda e China, por 10 editoras diferentes. Escreveu também dois casos para a Universidade de Harvard (2009/2010) e para a Purdue University (2013). Publicou mais de 200 artigos indexados em periódicos científicos internacionais e nacionais, tendo recebido 4.000 citações de acordo com o Google Acadêmico, um dos cientistas brasileiros mais citados mundialmente. Foi articulista do jornal China Daily, de Pequim (China) e da Folha de S. Paulo, além de escrever artigos para O Estado de S. Paulo e Valor Econômico, entre outros, tendo mais de 600 artigos de análises de conjunta publicados em revistas e jornais.

Fava Neves participou de 335 Congressos, no Brasil e no Exterior, tendo organizado também mais de 30 Congressos dentro e fora do país. Na formação de discípulos e de talentos humanos orientou 30 teses, sendo cinco de doutorado e 25 de mestrado e 133 monografias. Ajudou, como professor, a formar mais de 1.200 administradores de empresas, tendo oferecido 127 disciplinas de graduação e 22 cursos de mestrado e doutorado na USP. Na avaliação de cientistas, participou de 176 bancas, sendo 52 de doutoramento e 124 de mestrado, no Brasil e exterior. Realizou 1.100 palestras em 22 países, sendo um dos brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente na área de Agronegócios.

Sobre o Ethanol Summit

O Ethanol Summit, maior evento do setor sucroenergético da América Latina, será realizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) nos dias 17 e 18 de junho, na Fecomércio, em São Paulo. Além da programação do Hub de Inovação, o evento reunirá autoridades nacionais e internacionais, empresários, acadêmicos e especialistas para debater os principais temas do setor, incluindo mobilidade, biocombustíveis, bioeletricidade, políticas públicas, comércio internacional, infraestrutura, entre outros.

Os participantes poderão acompanhar ao longo dos dois dias de evento 20 painéis, quatro plenárias e duas palestras magnas. A programação completa pode ser conferida no site do evento bem como os valores de inscrição e descontos previstos. A organização do evento é feita em parceria com a MediaLink e o MCI Group.

Serviço

Lançamento do Livro “Novos caminhos da Cana - análises e pensamentos sobre o agronegócio (2015-2018)”
Data: 18 de junho (terça-feira)
Horário: às 11 horas
Local: sala 5 (teatro - 2º andar)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo