Brasil,

Produção de grãos do estado deve crescer 27,7% na safra 2018/19

A agricultura amazonense deve produzir 38,7 mil toneladas de grãos na safra 2018/19, um crescimento de 27,7% se comparado à temporada anterior. O aumento deve-se principalmente ao retorno do cultivo da soja, iniciado ainda em 2017/18 e intensificado neste calendário agrícola. Os dados estão no 9º levantamento de Grãos, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o estudo, a expectativa é que a produção da oleaginosa no estado registre um incremento de 55,9% na produção, chegado a 5,3 mil toneladas do grão. Além da boa produtividade, que tende a crescer em 6,7%, a área plantada destinada à cultura está maior. Nesta safra devem ser semeados mais de 2 mil hectares de soja, contra 1,5 mil hectares registrados na última colheita.

Além da soja, o milho também deverá apresentar uma produção maior, chegando a 27,5 mil toneladas. O bom desempenho acontece mesmo diante de uma leve redução na produtividade do cereal plantado no estado, que é compensada pelo expressivo aumento de área. Enquanto a expectativa para o primeiro índice é de ser 2,3% inferior que a safra passada, a área semeada cresce cerca de 36%, chegando a 11 mil hectares.

Outras informações sobre a safra no Amazonas e demais estados no Brasil podem ser conferidos no boletim divulgado no site da Companhia.