Resultados das pesquisas da Secretaria estarão no cardápio do maior concurso da gastronomia brasileira

• Escrito ou enviado por  Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

As delícias resultantes das pesquisas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo estarão no mais importante concurso da gastronomia brasileira, o Melhores do Ano Prazeres da Mesa, realizado hoje na Capital. Uma parceria com o evento levará os ingredientes da pesquisa paulista para serem usados pelos chefs em suas receitas.

Essa união saborosa é feita por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria, mostrando para a comunidade gastronômica nacional todo o potencial dos alimentos produzidos a partir de suas atividades de pesquisa. A Agência irá fornecer ingredientes como cogumelos, frutas e carnes, mostrando que alimentação e ciência estão muito mais próximas do que se imagina.

O Melhores do Ano Prazeres da Mesa é considerado por muitos como a premiação mais importante da gastronomia nacional. Realizado pela Revista Prazeres da Mesa, referência brasileira em alta gastronomia, esse “Oscar” da gastronomia premia anualmente os melhores chefs, restaurantes e preparações gastronômicas do país.

A Apta, em parceria com o Centro Paula Souza, leva também ao evento chefs de cozinha professores de gastronomia em ETECs, que ficarão responsáveis pelo preparo de diversos pratos servidos ao público utilizando produtos pesquisados pela Agência. Os chefes parceiros - que são também estudantes de pós-graduação do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta) - estão envolvidos em projetos de levantamento e avaliação de produtos da cadeia paulista com potencial gastronômico.

O tema escolhido para inspirar as preparações deste ano é Frutos do terroir paulista: ciência e gastronomia. “Este ano, pegamos uma temática abrangendo praticamente todos os institutos da Apta, com cogumelos, frutas, leite, hortícolas e carnes, todas linhas de pesquisa nossas”, enfatiza Daniel Gomes, pesquisador da Apta e responsável pela parceria.

O evento é também uma vitrine para os produtores brasileiros tornarem conhecidos seus produtos de qualidade. Dentro destas ações, um dos carros-chefes é a fungicultura. A presença de cogumelos no cardápio do evento é sempre frequente.

Entre as atrações culinárias confirmadas para este ano, estão: risoto de cogumelos, pratos com palmito real, um baião-de-dois com feijão IAC e uma panacota com café catuaí. É o sabor da ciência na panela!