Brasil,

Secretaria de Agricultura lança semente de milho orgânica para deixar a Festa Junina mais sustentável

  • Escrito ou enviado por  Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A chegada das festas juninas coloca o milho como grande astro dos arraiais com direito à novidade do Governo do Estado de São Paulo: milho orgânico! A Secretaria de Agricultura e Abastecimento está lançando a semente AL Paraguaçu, produzida sem defensivos químicos e que resulta em uma espiga igualzinha às outras com relação a valores nutricionais, textura e sabor.

Isso significa que as tradicionais receitas de pamonha, cural, bolo, suco, sorvete, rocambole e tantas outras estão não apenas garantidas, mas ganharam ares de sustentabilidade. Além de deliciosas, serão amigas do meio ambiente, acompanham uma forte demanda do mercado consumidor por um grão mais responsável.

A novidade é da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) da Secretaria e é certificada e exclusiva para a produção orgânica, cultivada de acordo com as normas da principal certificadora da América da Latina, o Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD).

A AL Paraguaçu é versátil e pode também ser utilizada na produção de grãos para alimentação do rebanho, o que já despertou grande interesse de empresas que trabalham com proteína animal orgânica e de produtores rurais de todas as partes do Brasil.

A Secretaria de Agricultura realiza um trabalho com produtores que adotam o sistema orgânico, com orientação técnica e capacitação, atuando em parceria com técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, inclusive na introdução de sistemas agroflorestais.

A partir de setembro, quando se inicia a safra de verão, a CDRS colocará à disposição duas toneladas de sementes do AL Paraguaçu, com a mesma política de preço acessível das variedades produzidas no sistema convencional. Serão comercializadas em embalagens de 5kg e 20kg.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o DSMM, por meio do tel.: (19) 3743-3832 ou pelo e-mail: .

Dados do Instituto de Pesquisa de Agricultura Orgânica (FiBL), um dos principais centros de informação sobre agricultura orgânica do mundo, revelam que, entre 2000 e 2015, a área destinada ao plantio orgânico no mundo cresceu 363%, passando de 11 milhões de hectares para 50,9 milhões de hectares. No Brasil, o mercado anual é estimado em R$ 4 bilhões.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo