Brasil,

Principal resíduo do tratamento de esgoto vira fertilizante em Jundiaí

Em 18 anos mais de 400 mil toneladas de lodo de esgoto, o equivalente a 164 piscinas olímpicas, deixaram de ir para aterro sanitário

Com o objetivo de aproveitar o potencial benéfico do lodo de esgoto gerado na Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí (ETEJ) e ao mesmo tempo eliminar os riscos ambientais de sua disposição, a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) conta com um sistema de compostagem termofílica. A partir deste processo, o lodo de esgoto, que é rico em matéria orgânica e nutrientes, é transformado em fertilizante orgânico com um grande potencial de utilização na agricultura.

A coordenadora de meio ambiente da CSJ, Ana Paula Fernandes Abrahão, esclarece que em 2018 foram removidos mais de 22 mil metros cúbicos de lodo de esgoto no processo de tratamento. “Nós transformamos o principal resíduo do tratamento de esgoto em produto de uso seguro na agricultura, deixando de descarta-lo no aterro sanitário. Nos últimos 18 anos transformamos 407,8 mil toneladas de lodo de esgoto em fertilizantes, o equivalente a 164 piscinas olímpicas cheias”.

Ela explica que o lodo é misturado a podas urbanas picadas, bagaço de cana-de-açúcar, cascas de eucalipto, entre outros resíduos orgânicos, onde o processo acontece pela ação natural de uma intensa atividade de micro-organismos. “Neste processo todo o material é higienizado, eliminando organismos causadores de doenças aos homens e animais, dando origem ao fertilizante orgânico composto classe D, registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”.

O monitoramento constante no esgoto recebido garante baixos teores de metais pesados no lodo, permitindo o uso seguro do composto. “Ele também é aditivado com outros insumos agrícolas como calcário e gesso para melhorar a qualidade do produto final”, conta Ana Paula.

O lodo devidamente tratado, após passar pelo processo de compostagem, passa a ser denominado de fertilizante orgânico composto classe D, registrado no MAPA, como produto de uso seguro. “Este fertilizante pode ser utilizado em diversas culturas, sendo contraindicado apenas para hortaliças, pastagens, raízes e tubérculos”, ressalta.

Sobre CSJ

Fundada em 1996, a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) construiu a Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí (ETEJ), com o objetivo de tratar todo o esgoto do município. A meta foi atingida e hoje todo o esgoto coletado pela DAE S/A recebe tratamento e destinação adequados, garantindo um saneamento de qualidade e respeitando o meio ambiente. Além disso, o lodo produzido no processo é reciclado e beneficia a agricultura, sendo usado em culturas que não são de consumo direto da população.

A CSJ foi contratada em uma concorrência pública pela menor tarifa e passou a tratar o esgoto doméstico e industrial da cidade de Jundiaí, procurando sempre aprimorar sua operação, além de desenvolver projetos sociais de profissionalização, educação e conscientização.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo