Brasil,

15ª Edição da Naturaltech apresenta produtos Origens Brasil®

Créditos: Rogério Assis Créditos: Rogério Assis

Maior encontro de produtos orgânicos e sustentáveis do Brasil apresenta lançamentos com conexões éticas, transparentes e sustentáveis entre comunidades indígenas e o mercado, como castanha do Pará, Pimenta Baniwa, Cogumelo em Pó, Farinha de Babaçu, Semente de Cumaru, Farinha Uarini, Óleo de Pequi e outros.

A 15ª edição da NATURALTECH – Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, que reúne empresas comprometidas com a sustentabilidade, meio ambiente e boas práticas – acontece entre os dias 5 e 8 de junho, das 11h às 20h, no Anhembi, em São Paulo.

A edição deste ano apresenta produtos da rede Origens Brasil®, que preza por conexões éticas e sustentáveis entre comunidades indígenas, extrativistas, quilombolas e o mercado, valorizando produtores locais do Xingu, Calha Norte, Rio Negro e Solimões . A iniciativa, que completou três anos em 2019, surgiu para conservar as florestas e valorizar os produtos da sociobiodiversidade de povos indígenas e populações tradicionais. O Origens Brasil® já atua com mais de 1.500 produtores cadastrados, 14 empresas, 40 organizações locais/comunitárias e opera em 36 áreas protegidas.

Durante todos os dias da Feira os visitantes que passarem pelo stand do Origens Brasil® poderão degustar diversos produtos, entre eles, Bolo de Babaçu com Cacau e Zabaione de Óleo de Babaçu, Biscoito de Polvilho com Cogumelo em Pó, Consomê de Cogumelos Yanomami e Pimenta de Cheiro – cogumelos cozidos juntos (com Cogumelo inteiro), Salgadinho de Babaçu (com Farinha de Babaçu) e muitos outros. Venda de produtos e artesanato indígena, pintura corporal Kayapó e entretenimento com óculos de realidade virtual fazem parte da programação diária do stand.

O Origens Brasil® também incluiu na programação o lançamento de alguns produtos como o Cumaru do Instituto Kabu, a Pimenta indígena Assissí em parceria com a Mad4life e a Farinha de Uarini. Todos esses lançamentos contarão com a participação de representantes das Instituições e comunidades que farão uma apresentação e explicação sobre cada produto. "A NaturalTech nos permite apresentar uma pequena amostra dessa enorme biodiversidade que existe no Brasil. Queremos apresentar ao mercado e levar até o consumidor um pouco dessa diversidade de produtos, cultura, sabores e cheiros com origem e através de relações comerciais mais transparentes e éticas que valorizem os povos da floresta e que contribua para a manutenção da floresta em pé", declara Patrícia Cota Gomes, Coordenadora do Origens Brasil

O Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta, contando com mais de 20% do total de espécies conhecidas na Terra. Esse percentual garante ao país o posto de principal nação entre os 17 países com maior índice de biodiversidade (Fonte: Ministério do Meio Ambiente). As cadeias de produtos da sociobiodiversidade, manejados por populações tradicionais e povos indígenas são uma fonte enorme de inovação para empresas do setor de alimentação, cosméticos e de produtos fármacos.

Os pilares do Origens Brasil® são a articulação em rede, tecnologia e comunicação - aproximando o produtor de empresas e do mercado consumidor, promovendo relações comerciais com menos intermediários, mais transparentes e éticas. Busca estabelecer uma rede multissetorial com os produtores, empresas e consumidores para mudar a forma convencional de se fazer negócios, aliando produção com a conservação e valorizando o patrimônio socioambiental.

Aberta ao público nos dias 6, 7 e 8 de junho, compradores e visitantes, podem adquirir os produtos em pequenas quantidades diretamente dos produtores e é também um espaço importante para se construir novas oportunidades de negócios, mais sustentáveis e éticos.

Serviço:NaturalTech
Data: 05 a 08 de junho de 2019
Endereço: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, São Paulo - SP).

Programação Origens Brasil®:
05/06, quarta-feira (restrito a empresas)

12h30 às 13h30:
Lançamento da Pimenta Assisi
Lançamento do Cumaru Kabu

Degustação dos produtos Origens Brasil

06/06, quinta-feira (aberto ao público)
13h às 13h30:
Lançamento do livro de receitas com Babaçu

Degustação dos produtos do Xingu

16h30 às 17h30:
Degustação dos produtos Nakau

07/06, sexta-feira (aberto ao público)
Lançamento da Pimenta Indígena em parceria com a Mad4life

Degustação dos produtos do Rio Negro e da Calha Norte

16h30 às 17h30:
Degustação dos produtos Soul Brasil

08/06, sábado (aberto ao público)
Lançamento da Farinha de Uarini

Degustação dos produtos do Solimões e do Xingu

15h30 às 16h:
Apresentação Origens Brasil® na Arena Inspiração: Amazônia na sua mesa:
garantia de origem e impactos socioambientais.

16h30 às 18h:
Degustação dos produtos Wickbold

Ações diárias:
Venda de produtos e artesanato indígena
Pintura corporal Kayapó
Entretenimento com óculos de realidade virtual

www.origensbrasil.org.br/
www.naturaltech.com.br/pt-br/

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: