Brasil,

Integrantes do Projete Alumni participam de bate-papo sobre o mercado de trabalho no agronegócio

Definir o futuro profissional é um momento importante e também inesquecível. Pensando em ajudar os jovens que estão em fase de vestibular e também ex-participantes do Projete - programa socioeducativo gratuito, que qualifica alunos do ensino médio de escolas públicas, entre 15 e 18 anos, para o mercado profissional – foi criado o Projete Alumni, que promoveu no último sábado (25/5), na Escola SEB, o evento “Como começar no Agro”.

Durante o encontro, os economistas Fábio Longo e Lara Moraes e o engenheiro agrônomo Everton Molina compartilharam com os jovens suas trajetórias pessoais e profissionais, desde a escolha da carreira até a atuação no agronegócio. O bate-papo foi mediado por Jonas Mariano, idealizador do Projete Alumni.

De acordo com Everton Molina, não existe uma formação específica para atuar no agronegócio. “Se você quer um lado mais técnico, é legal fazer um curso profissionalizante. Um exemplo é o setor que eu participo, o de defensivos. Só pode trabalhar com os produtos um engenheiro agrônomo, pois existe uma legislação. Então é obrigatório ter a graduação. O agronegócio é muito maior do que imaginamos. Toda profissão tem um viés no segmento, e faltam muitos técnicos - cargo com remuneração e potencial grandes-, mas o importante é correr atrás dos nossos objetivos”, aponta.

Segundo Fábio Longo, o mercado de trabalho está mudando. “O que nos trouxe até aqui não é o que vai nos levar a 2030. Atualmente, 65% das crianças que estão na primeira série vão desenvolver atividades completamente novas, ainda inexistentes. Precisamos sempre nos preparar”, avalia.

Para a palestrante Lara Moraes, o vestibulando tem de aproveitar todas as oportunidades que a faculdade oferece. “É a hora de viver intensamente, pois a universidade nos dá muitas chances, mas temos de aproveitá-las. Um exemplo são as bolsas de iniciação cientifica. Com ela temos contato com a pesquisa, com a análise de dados e com a escrita. Não pensava em mestrado, mas a iniciação cientifica me incentivou”, explica.

O encontro para Matheus Vicente Generoso, de 17 anos, participante da última edição do Projete, foi de troca de experiências. "Estou aqui para ter contatos e conhecer melhor o setor. Quero trabalhar como web designer e hoje soube que é uma área em que posso atuar”, diz.

“A conversa me mostrou um mundo que eu não tinha noção. Quero ser advogada, mas ainda não sei a área de atuação. Com o encontro observei que o agronegócio está em desenvolvimento e com a minha formação posso me encaixar. Na Agrishow conheci melhor o setor, pois só pensava no fazendeiro, não em toda a cadeia que existe, principalmente sobre a utilização da tecnologia”, comenta Emily Aparecida Caetano Waldemar, 18 anos, da turma de 2018 do Projete.

“O Projete Alumni é formado por jovens que fizeram o Projete em outros anos. São integrantes de turmas desde 2014. O Grupo começou este ano e o objetivo é realizar dinâmicas e eventos que interessem a todos. Nosso propósito é o de fazer dois por mês para debatermos sobre diferentes áreas. Este bate-papo surgiu após a nossa visita à Agrishow, no início do mês”, finaliza Giulia Michelin, de 18 anos, coordenadora do Projete Alumni.

Sobre o Projete – O Projete é um programa socioeducativo gratuito, fruto da parceria entre as empresas Consinco, Grupo Maubisa, Sicoob Cocred, Reluz, Pwc, Lago-San, Santa Emília Caminhões, Ourofino, Digitalnet, Escola Seb, Supera, Riberball, Urben, Laure, Volpon e Defina Advogados, Valorup, RPcapital, Construtora Stéfani, Agropecuária Uvá e Happening. A iniciativa qualifica uma centena de alunos do ensino médio de escolas públicas de Ribeirão Preto para o mercado de trabalho, a partir de conceitos de educação financeira, empreendedorismo, empregabilidade, desenvolvimento profissional e cidadania.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: