IoT no agronegócio: foco na produtividade e segurança do trabalho

Tecnologias com base em IoT tem sido implementadas no setor, com atenção principalmente em ganho de produtividade e segurança do trabalho

Visando ganho de competitividade perante o mercado internacional e também maior segurança para aqueles atuam no dia a dia das atividades, soluções tecnológicas ganham novas aplicações no agronegócio. Os exemplos incluem redução no uso recursos naturais, menores riscos de perdas nos rebanhos e maiores colheitas.

De acordo com levantamento da Markets and Markets, espera-se que o mercado de agricultura inteligente evolua US$ 11,23 bilhões até 2022. O motivo é que os agricultores estão cada vez mais conectados à medida que percebem o potencial das tecnologias IoT, permitindo minimizar os custos operacionais e ainda obter melhores resultados.

Segundo Mauro Peres, Diretor na Alert System, as aplicações são diversas e também são customizáveis, de acordo com as características do negócio e da região. Segundo o executivo, é possível, por exemplo, rastrear um rebanho de animais e em tempo real conseguir monitorar o rebanho, coibindo assim casos de furto do animal ou até mesmo evitando que os animais circulem em áreas não recomendadas.

Com o uso de dispositivos com tecnologias baseada em IoT é possível monitorar todo o desenvolvimento do animal, fazer o controle de vacinação, automatizar a alimentação e isso reflete em otimização da mão de obra e também na melhor utilização dos recursos, evitando desperdícios.

"O uso de sistemas inteligentes com base em IoT está diretamente ligado à produtividade. São as máquinas agrícolas que podem ser rastreadas para evitar furtos e controlar as áreas de atuação, tempo de produtividade da máquina e do operador. Outro item bastante importante nesse seguimento é o armazenamento da produção em silos, podemos controlar o prazo de validade, a capacidade de armazenamento e escoamento da produção, a temperatura e o controle de pragas de forma mais eficiente", explica.

A IoT está em um estágio pronto para transformar as atividades agrícolas, elevando os níveis de desempenho. Além disso, existem muitas outras aplicações promissoras e poderosas. O futuro da IoT promete ser fascinante, com bilhões de coisas se comunicando e com mínima intervenção humana.

Sobre a Alert System: Fundada em 1999, a empresa nasceu com o propósito de atender a demanda de desenvolvimento e aprimoramento de sistemas de segurança para a indústria brasileira. A Alert System investiu nos últimos 10 anos na criação de novas soluções e ampliou a sua atuação com tecnologias avançadas em projetos de automação, processos industriais, TI, IoT, controle de qualidade e otimização de processos fabris e de segurança. A empresa, especializada em sistemas inteligentes e soluções de segurança, cresceu 35% em 2018.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo