Embrapa lança nova cultivar de soja para a região do Matopiba no Bahia Farm Show

Cultivar adaptada aos estresses climáticos do Matopiba, promete alta produtividade e resistência às principais doenças e lagartas da soja.

Para proporcionar aumento da produção de soja na região Matopiba, considerada a nova fronteira agrícola do País, a Embrapa Cerrados e a Fundação Bahia vão lançar uma cultivar adaptada às condições de solo e clima da região. A BRS 8980IPRO é recomendada para o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O lançamento será durante a feira agropecuária Bahia Farm Show, no dia 28 de maio. O pesquisador da Embrapa Cerrados, André Ferreira, responsável pela pesquisa, explica que após quase dez anos de trabalho foi possível chegar a um produto que atende às necessidades específicas dos produtores da região. “O foco da pesquisa foi o Matopiba. Então consideramos os estresses climáticos que lá são mais recorrentes, ou seja, há um maior risco climático para a lavoura, e por isso desenvolvemos um material mais rústico, com estabilidade nesse ambiente e com um agressivo sistema radicular, o que garante maior resistência aos veranicos”, relata o pesquisador.

A nova cultivar alcança altas produtividades e tem resistência às principais doenças da soja. Por ser do tipo IPRO, apresenta supressão às lagartas do tipo Elasmo e Helicoverpa, com menor necessidade de controle dessas lagartas.

A participação da Embrapa

A abertura da 15ª edição da Bahia Farm Show acontece no dia 28 de maio, às 10h, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), e contará com a presença do presidente da Embrapa Sebastião Barbosa.

Na tarde do mesmo dia, será realizado o Workshop dos Resultados da Soja na Safra 2018/2019, quando será lançada a cultivar BRS 8980 IPRO e o pesquisador André Pereira apresentará suas características e os resultados da pesquisa da Embrapa, juntamente com outras instituições ligadas ao setor. Serão discutidos a produtividade em diferentes sistemas de manejo, questões fitossanitárias da lavoura, a produtividade das cultivares comerciais de soja e milho e o manejo para altos rendimentos em condições de estresse hídrico. Esse último tema será apresentado pelo supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Sérgio Abud.

No estande da Embrapa, no dia 30 de maio, a partir das 9h30, será realizado um workshop para jornalistas para debater o tema A soja como fator de desenvolvimento econômico e social do Oeste da Bahia. A Embrapa Cerrados e a Fundação Bahia apresentarão dados de produção, mercado e exportação, o potencial brasileiro e as oportunidades do mercado de grãos, apresentando ainda a experiência da cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), hoje um grande polo produtor de soja, responsável por 70% da produção de grãos do estado, com uma das maiores renda per capita do Brasil e a 8ª maior economia do estado.

No estande também serão apresentadas tecnologias da Embrapa Algodão (PB), Embrapa Cerrados (DF), Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF). Os pesquisadores poderão esclarecer dúvidas sobre as principais culturas da região – soja, milho e algodão, além do trigo, que vem sendo cultivado em áreas irrigadas como opção na sucessão a soja no sistema produtivo.

Haverá comercialização de publicações da Embrapa e exposição da nova cultivar de soja, a BRS 8980 IPRO, e da BRS 8781 também adaptada ao Matopiba.

Bahia Farm Show
Data: 28 de maio a 1º de junho de 2019
Local: Complexo Bahia Farm Show– BA 020/242, Km 535, Luís Eduardo Magalhães (BA)
Abertura: Dia 28 de maio, às 10h