Automatização de processos ajuda fábrica do ramo de nutrição animal

Nova ensacadeira automática adquirida pela Quimtia Brasil vai acelerar processo em 250 vezes.

A Quimtia Brasil, empresa especializada na fabricação de insumos para a nutrição animal acaba de adquirir uma ensacadeira automática. O novo equipamento, que deve acelerar o processo de ensacamento de produtos em até 250 vezes, será responsável por embalar Premixes, Concentrados vitamínicos e Minerais.

De acordo com o gerente de operações da companhia, Nelson Pinto da Fonseca, a aquisição do novo equipamento, que teve investimento superior a U$ 100 mil, permitirá oferecer novos produtos e serviços aos clientes, com redução significativa de custos. “Atualmente as embalagens comercializadas em 20 Kg ou maiores, necessitam seu fracionamento de acordo com o tamanho dos misturadores dos clientes. Com a ensacadeira automática os clientes recebem o produto já fracionado, com maior precisão, qualidade e segurança, além de eliminar o custo da operação”, comenta.

Ainda segundo Nelson, o objetivo é, também, que a ensacadeira automática reduza o percentual de desperdício. “Teremos uma baixa considerável no tocante a desperdício, pois as embalagens, por exemplo, são fracionadas e são do tamanho exato ao seu peso”, explica.

Para ele, a nova aquisição foi dimensionada para atender as necessidades atuais e projetar aumento de vendas, podendo, inclusive, triplicar os volumes atuais destes produtos. “Esse equipamento vai eliminar o ‘estrangulamento’ das produções, o que acontece quando os ensaques são realizados fracionados nos equipamentos atuais”, comenta o gerente.

Processo de ensacamento

A pesagem, o ensaque, com fechamento através de soldas, e a impressão são realizados automaticamente, necessitando de dois Operadores para ajuste do equipamento e paletização. Enquanto os sistemas de ensaques existentes necessita de Operadores impressão e colagem de etiquetas, para o ensaque, para a costura, e paletização.

Empacotadora em estrutura de aço inox, com controles de soldas e comandos elétricos através de CLP, quatro roscas dosadoras verticais com tela raiada para confecção de embalagens tipo almofada ou sanfonada.

Publicidade