Brasil,

Secretaria de Agricultura e Abastecimento analisa o mercado de trabalho rural pós-crise

• Escrito ou enviado por  Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

O Dia do Trabalhador Rural é comemorado anualmente no dia 25 de maio e simboliza o homem do campo que sustenta o Brasil com alimentos, bioenergia, fibras e biocombustíveis, além de contribuir com 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), por meio de seu Instituto de Economia Agrícola (IEA), analisou o mercado de trabalho, em abril de 2019 - no Levantamento de Estatísticas de Salários Rurais, entre o ano de 2010 e 2019-, identificando as condições de vida do agricultor pós-crise de 2015 e em meio à retomada de empregos formais na área.

A SAA fez o levantamento do salário pago ao trabalhador rural no Estado, nas 16 Regiões Administrativas (RA) e nos 40 Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR). O setor empregou cerca de 336 mil pessoas em 2017, formalmente, em São Paulo, em variadas categorias. Além de analisar a valorização do empregado rural, o SAA faz o balanço das principais culturas e regiões que geram mais lucro a eles.

As categorias do trabalhador rural são:

Diarista a seco; que realiza tarefas rotineiras, mediante pagamento diário de quantias pré-estabelecidas. Volante, bóia-fria ou safrista; contratado pelo proprietário para realizar tarefas determinadas, recebendo exclusivamente em dinheiro, por tempo indeterminado. Administrador; o qual executa serviços gerais de administração e gerencia a propriedade. Tratorista; que é o trabalhador especializado em operação de tratores e outras máquinas agrícolas. Mensalista; que realiza as mais diversas tarefas, especializadas ou não, para receber no final mês. Capataz; que tem como responsabilidade controlar as jornadas e qualidade do trabalho dos demais.

Carlos Eduardo Fredo é o pesquisador da SAA responsável pelo levantamento de salários rurais e contou que o último levantamento em campo sobre estimativas de salários das categorias ocupacionais ocorreu em abril de 2019, com o apoio dos engenheiros agrônomos e técnicos das Casas de Agricultura da SAA. “O indicador é positivo para as categorias de trabalhadores rurais, pois durante o período de crise os salários rurais ficaram estáveis. Além disso, o salário mínimo vigente de R$ 988 e todas as médias salariais no Estado estiveram acima desse valor, o que é outro ponto positivo”, avaliou o pesquisador.

IEA/CDRS
Por Kevin Previatti, Pk.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: