Preços agropecuários caem 0,43% na primeira semana de maio

• Escrito ou enviado por  Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

O mês de maio inicia com carnes e leite em alta. Feijão e banana nanica sofreram as maiores quedas.

O IqPR - índice que mede a variação de preços recebidos pelos produtores rurais registrou queda de 0,43% na primeira semana de maio de 2019, em comparação ao mesmo período do mês anterior, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Dos 19 produtos analisados, apenas oito apresentaram altas de preços, são eles: carne de frango (7,6%), tomate para mesa (6,75%), amendoim (2,64%), carne bovina (2,01%), arroz (1,88%), leite cru refrigerado (1,03%), carne suína (1,01%) e algodão (0,79%).

Analisando os produtos que mais reduziram seus preços entre a primeira semana de abril e a primeira semana de maio, destacam-se: feijão (23,65%), banana nanica (15,82%) e laranja para mesa (8,76%), destacam Eder Pinatti e Danton Leonel de Camargo Bini, pesquisadores do IEA. A cana-de-açúcar, principal produto da agropecuária paulista, embora tenha apresentado a menor variação no período (-0,18%), tem forte impacto na composição do índice.

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas com detalhes sobre os 19 produtos que compõem o índice, clique aqui.

Por: Nara Guimarães