Brasil,

Empresa paranaense cria solução no agronegócio para desburocratizar o processo do Proagro

Empresa paranaense cria solução no agronegócio para desburocratizar o processo do Proagro

Proagro Fácil pretende agilizar o processo de acionamento do seguro agropecuário, com a correta aplicação das regras e procedimentos transparentes

Legenda da foto: Alessandro Moraes, diretor da Softfocus, empresa que projetou o Proagro Fácil (crédito - Antônio Menegatti)

O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) é o instrumento do Ministério da Agricultura que atende aos pequenos e médios produtores que sofrem prejuízos na colheita ou rebanho em decorrência de fenômenos naturais, como pragas e doenças, enchentes ou secas. A comunicação das perdas deve ser informada à instituição financeira, quando se inicia o procedimento para comprovação dos prejuízos. A partir daí, o processo é tomado pela burocracia. É preciso apresentar uma extensa documentação e o sistema é integralmente presencial, o que aumenta o tempo de análise dos recursos.

Pensando em agilizar os processos, a Softfocus, empresa de tecnologia de Pato Branco, sudoeste do Paraná, criou o Proagro Fácil. A solução, selecionada recentemente para o InovAtiva Brasil (programa de aceleração para negócios inovadores realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), simplifica a observância que cada instituição financeira precisa ter às normas oficiais do Proagro, estabelecidas pelo Banco Central.

Alessandro Graczyk Moraes, diretor da Softfocus, salienta que as instituições financeiras são responsáveis por realizar todo o julgamento de uma operação de seguro rural que tenha sido acionada pelo beneficiário.

“O Proagro Fácil atua em todo o processo, do acionamento até o julgamento, garantindo a correta aplicação das regras, tornando o processo mais justo, ágil e transparente”, explica Alessandro.

Toda a gestão da documentação obrigatória para o acionamento do Proagro é feita na plataforma, eliminando os trâmites de envio e recepção de documentação física. “Os comprovantes fiscais do produtor rural que foram utilizados na operação segurada (como, por exemplo, a compra de insumos e defensivos agrícolas) são todos validados de forma automatizada na Receita Federal, reduzindo o tempo de conferência da documentação fiscal”, completa o diretor da Softfocus.

A ideia surgiu no início de 2017 e teve o apoio do Sebrae/PR para ser formatada. “O Proagro Fácil já passou pelo ciclo de aceleração de startups do Sebrae, auxiliando na definição de proposta de valor e de modelo de negócio, e das estratégias de marketing. Sem dúvida, os passos iniciais aconteceram de forma mais estruturada com o apoio do Sebrae”, atesta Alessandro Moraes.

Para Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, o despontar do Proagro Fácil mostra que o trabalho realizado junto ao ecossistema de inovação da região sudoeste do Paraná está apresentando resultados.

“O Sebrae tem atuação forte em fomentar a inovação das empresas, como ferramenta para buscar diferenciais de mercado. O suporte técnico propicia a criação de novos modelos de negócio, como o Proagro Fácil, uma solução para desburocratizar o agronegócio, setor de vital importância para a economia brasileira”, avalia Elizandro.

Digitalização

O surgimento do Proagro Fácil está em sintonia com mudanças que estão acontecendo no segmento. Em março deste ano, o Ministério da Agricultura anunciou que implantará processo digital na Comissão Especial de Recursos do Proagro, para acelerar julgamentos e melhorar a qualidade dos processos apreciados. A expectativa é que até setembro a análise e o julgamento sejam 100% eletrônicos.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo