Brasil,

Agricultura e sustentabilidade para crianças

Os irmãos Marie e Johann Bartz idealizaram e organizaram um livro infantil inspirado na história do pai, Herbert Bartz, o precursor do Plantio Direto no Brasil - um sistema diferenciado de manejo da terra que diminui o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas sobre o solo.

Escrito por Wilhan Santin, "O mistério do Ribeirão Vermelho" retorna aos anos 80 e fala da infância dos irmãos Marie, Johann e Wieland na zona rural paranaense e sobre como descobriram os benefícios do Plantio Direto para a agricultura e o meio ambiente. De forma didática, explica o que são matas ciliares, erosão; a diferença de rio, riacho, córrego e ribeirão e a importância de não cortar as árvores às margens dos rios.

Para falar da importância do sistema de Plantio Direto, o autor conta como eram as plantações antigamente: a terra era preparada (arada, revirada e ficava limpinha) para receber as sementes - e a consequência era que, quando chovia, a água levava a terra, as sementes e os adubos para o rio, que ficava vermelho; o solo ficava pobre, sem vida, com erosões frequentes; e, como o trator era muito utilizado para arar a terra, gerava muita poluição do ar com a combustão do diesel.

Na história, o pai conta para as crianças que, quando começou a plantar em cima da palha da colheita anterior, sem revirar a terra, todos o chamaram de louco. Mas, com o tempo, perceberam que a palha não deixava a terra ser arrastada pela chuva e, melhor, fazia a água ser absorvida pelo solo, deixando-o mais úmido, fértil e saudável.

O livro também conta como, aos cinco anos de idade, Marie se apaixonou pelas minhocas. “Elas são universalmente conhecidas como indicadoras de qualidade da terra. Ou seja, um solo com minhocas é saudável”, explica a menina, que hoje é professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, uma das patrocinadoras do livro.

A obra de 41 páginas, com projeto gráfico de Ricardo Gogel e ilustrações de Waldomiro Neto, está sendo distribuída em escolas públicas de Londrina e Rolândia, norte do Paraná, especialmente de zonas rurais - por ser a região onde nasceu a história do Plantio Direto no Brasil. A versão para download está disponível em cinco idiomas por meio do site https://febrapdp.org.br/literatura-infantil. A obra já atingiu mais de 25 países no mundo. Além disso, as escolas que tiverem interesse em imprimir o livro para trabalhar como material didático podem entrar em contato com a professora Marie Bartz pelo e-mail .

Livro "O mistério do Ribeirão Vermelho"

Idealização e organização: Marie Bartz e Johann Bartz

Texto: Wilhan Santin

Ilustrações: Waldomiro Neto

Projeto Gráfico e diagramação: Ricardo Gogel

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece mais de 50 cursos de Graduação presenciais, quatro cursos de Doutorado, sete cursos de Mestrado, mais de 190 programas de Especialização e MBA, sete cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão. A Universidade Positivo conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 50 cidades espalhadas pelo Brasil. Em 2018, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: