Brasil,

Jovens desenvolvem tecnologia que reduz desperdício de água e previne vazamentos

O desperdício de água é uma das maiores preocupações da população mundial, seja por sua escassez, uso indevido ou desperdício. Segundo a Sabesp, pode existir uma perda de até 30% do volume de água entre as bombas do fornecedor e os hidrômetros dos consumidores.Foi pensando nisso, que alunos do último ano de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveram um novo modelo de hidrômetro visando um melhor controle, gerenciamento de distribuição de água e mitigação de vazamentos.

O projeto propõe o uso de tecnologias inovadoras como a nuvem, Inteligência Artificial, LoRa e IoT, reduzindo perdas de água e gastos com manutenção de tubulações. Análises das condições de vazão tornarão possível prevenir falhas e vazamentos que hoje são dificilmente detectados, gerando assim uma economia monetária e contribuindo com uma maior sustentabilidade.

Este projeto já está sendo testado dentro do campus da própria faculdade, em São Caetano do Sul e se mostrou viável, obtendo resultados extremamente satisfatórios e transmitindo dados em tempo real por e-mail aos controladores.

O resultado desse trabalho será apresentado ao público no Instituto Mauá de Tecnologia, na Eureka, nos dias 27 a 29 de outubro, das 14h às 20h30, no campus de São Caetano do Sul.

Alunos:

Alexis Rubio

Gustavo Pavan

Stéfany Mazon

Thales Pizzotti Costi

Thiago Kenji Homma

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: