Brasil, 23 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Fiesc investe em cultura organizacional e adaptação de processos para ampliar segurança da informação

Paulo Silva Paulo Silva

Com apoio da Tracker Consultoria, entidade instituiu comitês multisetoriais para reavaliação de ações voltadas à segurança. Alinhamento de processos e ferramentas, além de auditorias a capacitações periódicas fazem parte das novas atribuições para proteção de dados

Mais de 50 mil empresas catarinenses são atendidas pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). A instituição atua em todo o estado e uma das grandes preocupações da equipe é manter em segurança os dados fornecidos pelos associados. Ao todo, mais de 750 mil trabalhadores alocados nestas companhias parceiras são atingidos indiretamente pela Fiesc.
>

Com o apoio da Tracker Consultoria, a entidade está realizando uma reformulação das ações relacionadas à Segurança da Informação (SI). “Não é mais um questão de proteger a sua própria informação, os clientes também precisam confiar que estão depositando seus dados em um fornecedor confiável. Com os avanços tecnológicos e da expertise das pessoas em novos ataques, entramos em um consenso de que a Fiesc precisava aprimorar a segurança e por isso decidimos ampliar o foco nesse quesito”, explica o gerente de projetos de SI da entidade, Gabriel Ferreira Ramos da Conceição. A instituição firmou parceria com a Tracker Consultoria, responsável pela avaliação das necessidades e implantação de ações.

O especialista em Segurança da Informação da Tracker, Paulo Silva, explica que entre as atividades estão a realização de cursos e palestras. “Fizemos treinamentos à distância , para que todas as regionais da Fiesc contem com a mesma preparação e atuem igualmente. Houve um estudo aprofundado das necessidades da instituição e percebemos que aqui o foco precisa ser primeiramente as pessoas e não só a tecnologia utilizada no combate ao ataque de dados”, avalia Paulo.

Comitê multisetorial e foco na equipe

A entidade instituiu um comitê multisetorial para realização de ações e auditoria das atividades. Ao todo, cerca de 50 profissionais em 13 regiões de Santa Catarina estão envolvidos no projeto. O primeiro ponto de melhoria identificado através da consultoria da Tracker foi a necessidade de reavaliação da política de segurança da informação, que havia sido criada em 2004. Houve uma reestruturação desse material.

“Nós tivemos um ganho muito grande na parte de pessoas, que é sempre uma grande fragilidade na segurança de dados. Acredito que é fundamental a criação de uma cultura de segurança, pois o colaborador acaba sendo o elo mais fraco em relação a essa questão. Fizemos diversos trabalhos de conscientização e conseguimos reduzir significativamente os problemas relacionados com engenharia social e descuidos que eram antes realizados pelos novos profissionais”, avalia Gabriel.

Novos passos

Ainda em 2016, a equipe da Fiesc juntamente com a Tracker criará o Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI Fiesc). “Serão realizadas análise de riscos, auditorias e outros controles de forma periódica. Para os próximos anos iremos continuar as ações de SI com a criação de Comitês Regionais, para ampliar o foco nas unidades da Fiesc, e focaremos também em controles de Segurança da Informação para TI, para que possamos nos defender cada vez mais dos avanços dos ciberataques”, finaliza o gestor da instituição.

Sobre a Tracker

Com sede em Florianópolis (SC), a Tracker é especializada em consultoria e treinamento em segurança da informação e implantação de controles tecnológicos e de processos. Atua na redução de riscos e garantia de segurança aos dados, com base nos requisitos das normas ISO 27000, que convergem para o Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

Foi fundada e é gerenciada pelo consultor Paulo Silva, doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor de graduação e pós-graduação há mais de 10 anos, atuando em instituições como Furb, Univali, Senac e Uceff. Entre os clientes atendidos pela empresa estão companhias como Sicoob, Senior Sistemas, Altenburg Têxtil, Fiesc, e Fecoagro.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::