Logo
Imprimir esta página

Dia dos pais: 7 cuidados ligados à acessibilidade na hora de escolher um presente digital

Antes de surpreender alguém com um celular ou tablet, é importante verificar os quesitos de acessibilidade do aparelho para que ele ofereça uma experiência de uso agradável e satisfatória

Pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, apontou que no Dia dos Pais deste ano, o comércio espera movimentar R $24,09 bilhões. Além disso, 63% dos consumidores pretendem comprar presentes. Entre os presentes escolhidos, possivelmente estão os aparelhos digitais como celulares e tablets, que se tornaram cada vez mais opções de presentear alguém, principalmente para o público com mais de 60 anos. Uma outra pesquisa realizada pela SPC Brasil mostra que 97% dos idosos acessam a internet e têm nos smartphones o principal meio de acesso. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora da escolha e dar preferência a produtos caracterizados pela acessibilidade.

“A acessibilidade existe quando qualquer pessoa, independentemente de sua condição ou situação, consegue usar um produto ou acessar uma informação. Vivemos em um mundo de diversidades e que conta com mais de seis bilhões de usuários de smartphones. É natural e indispensável, portanto, que produtos e serviços digitais sejam inclusivos e isso abrange deficiência visual, limitações de audição e outras condições físicas e cognitivas, inclusive aquelas relacionadas ao avançar da idade”, explica Cristina Fragata, sócia e COO da Attri, empresa de tecnologia e usabilidade que oferece soluções para criar melhor experiência para milhões de usuários, impulsionando também o crescimento de negócios.

Pensando nisso, a especialista aponta alguns aspectos que devem ser levados em conta na hora de escolher um presente para os idosos, seja pais com deficiência visual, limitações de audição e outras condições físicas e cognitivas. :

Cores e Textos: um contraste adequado das cores garante que usuários com determinadas deficiências visuais sejam capazes de ver todos os elementos na tela. Também é importante haver diversas opções de tamanho de fonte para melhor leitura. Nos aparelhos, conseguimos checar essa funcionalidade clicando em “Configurações” e depois em “Visor” ou “Acessibilidade”. Algumas marcas oferecem diferentes opções visuais para ajustar o dispositivo da melhor maneira possível para uma boa usabilidade (os nomes podem variar de acordo com o sistema operacional).

Ativação de áudio para descrição de elementos: usuários com deficiências visuais encontram dificuldades em compreender elementos, como imagens, se elas não estiverem acompanhadas do formato de áudio. A opção de descrição com voz é importante para orientá-los durante a navegação e o manuseio do aparelho. Para verificar se o aparelho possui essa funcionalidade, basta clicar em “Configurações” e depois em “Acessibilidade”, onde haverá a opção “Melhorias de audição” ou “interação”. Clicando nela, você pode conferir se existe a função “Descrição” ou “Transcrição instantânea" (os nomes podem variar de acordo com o sistema operacional).

Inclusão de legendas: da mesma forma, usuários com deficiências auditivas ou baixa audição terão dificuldades em compreender elementos sonoros, se não estiverem acompanhados de legenda. A ativação da legenda ajuda durante a reprodução de um vídeo, por exemplo. Também em “Configurações” - "Acessibilidade" - “Melhorias de audição” ou “interação”, você pode conferir se existe a função “Legenda instantânea" (os nomes podem variar de acordo com o sistema operacional).

Toque de tela simples: usuários navegam por produtos e aplicativos móveis utilizando gestos de toque na tela. Esses gestos devem ser simples, requisitando um único toque para se realizar uma ação. Quando são complexos e exigem o uso de múltiplos dedos ou toques, podem ser desafiadores para quem tem dificuldades motoras. Nos aparelhos, conseguimos checar essa funcionalidade em “Configurações” -"Acessibilidade", e lá você terá a opção “Interação e Habilidade manual”, com uma série de configurações para ajustes de toque (os nomes podem variar de acordo com o sistema operacional).

Buscas por Voz: a busca por voz é um ótimo recurso, que facilita a execução de tarefas sem o auxílio das mãos, usando apenas o comando da voz. A crescente dessa tecnologia pode ser vista no aumento da utilização e venda de assistentes virtuais, como Alexa, Google Assistant e Siri, e pode ajudar pessoas com deficiências motoras, visuais e auditivas. Normalmente, os aparelhos atuais já incluem essa função em seus mecanismos de pesquisa, mas para verificar e habilitar, basta clicar em “Configurações” e depois em "Opções de pesquisa” (os nomes podem variar de acordo com o sistema operacional).

Arquitetura da Informação compreensível: a arquitetura da informação (AI) é a organização dos elementos de uma página ou tela e deve facilitar a navegação do usuário até ele encontrar o que procura. Essa estrutura deve ser compreensível, seguir uma lógica simples e levar em consideração todas as possibilidades de interação e suas limitações. Antes de comprar um aparelho, manuseie ele na loja, para saber se a usabilidade é fácil, imaginando a interação de quem você irá presentear.

Teclado digital e físico funcionais: os sistemas Android e iOS sustentam teclados na tela e de hardware, que auxiliam usuários a navegarem no aplicativo com tecnologia assistiva, como lupas ou leitores de tela. Quanto mais intuitivos forem, mais fácil a sua utilização.

Sobre a Attri

A Attri é uma empresa de tecnologia e usabilidade com mais de 10 anos de experiência no mercado e oferece soluções inovadoras que integram e impulsionam as necessidades dos usuários e o crescimento dos negócios. Possui profundo conhecimento de como atender às necessidades de negócios dos departamentos de Produto e Marketing, melhorando a experiência do usuário. Atualmente é dirigida pelos executivos Pedro Hermano, Gabriel Carvalho e Cristina Fragata, e se firmou como referência no mercado de UX e desenvolvimento duplicando o percentual de crescimento em 2020/2021. Atende grandes players do mercado, como: Mercado Livre, Heineken, Banco Votorantim, Petlove entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto