Logo
Imprimir esta página

Confira cinco tendências do mercado de programação em 2022

Especialista no segmento lista quais elementos que chegam fortalecidos para o setor

Após dois anos trancados em casa, a sensação é de que o ano de 2022 marca a retomada de vários setores da sociedade que ficaram paralisados durante a pandemia. No entanto, quando tratamos a área tecnológica, a realidade mostra um segmento que vive justamente o oposto. Potencializado pelo confinamento, o setor da tecnologia corporativa é um dos que mais deve crescer neste ano, ultrapassando a marca dos 9% segundo dados revelados pela IDC.

Para entender quais serão as linhas evolutivas para o cenário de desenvolvimento de softwares neste ano de 2022, Thiago Milo, Líder de Tecnologia da Novatics, principal estúdio de software e produtos digitais do Brasil, lista as cinco principais tendências do setor para os próximos anos.

1- Segurança de dados

Se manter os dados seguros sempre foi a principal preocupação dos programadores, o contexto atual se mostra um grande desafio para estes profissionais. Os ataques de ransomware e os recentes vazamento de dados de usuários se intensificaram, exigindo um esforço ainda maior para aumentar a segurança dos sistemas na web. Além disso, questões relacionadas à privacidade e transparência de dados estão ganhando cada vez mais atenção por parte do público e empresas.

2 - Low Code/No Code

Mais rápida, fácil e, se bem utilizada, tão efetiva quanto o trabalho de um projeto programado do 0, as plataformas Low Code têm ganhado cada vez mais espaço entre os desenvolvedores. Possibilitando a criação de softwares seja um processo mais condensado, essa abordagem minimiza a codificação por meio do uso de modelos pré-definidos, técnicas de design gráfico e ferramentas de arrastar e soltar para criar um software. “Trazendo uma redução no tempo de desenvolvimento e diminuindo a dependência de profissionais com alto nível de experiência, o modelo torna-se extremamente atrativo no mercado de desenvolvedores”, explica.

3 - AutoML

Outra tendência que entra muito forte para 2022 é o machine learning automatizado, também conhecido como AutoML. Neste modelo, que exige cada vez menos de uma participação humana para a elaboração da ferramenta, o peso de tarefas extremamente trabalhosas e repetitivas são retiradas das mãos dos especialistas, que podem focar suas ações para etapas mais valiosas e importantes do trabalho. “O desenvolvimento do Machine Learning 'tradicional' exige o uso intensivo de recursos, um conhecimento e domínio significativo, além de tempo para produzir e comparar dezenas de modelos. Com o machine learning automatizado, é possível acelerar todo esse processo e aplicar modelos de ML com mais agilidade, sem necessariamente depender da atuação direta de um especialista”, revela o líder de Tecnologia da Novatics.

4- Blockchain e tokenização

Um dos temas mais comentados durante a pandemia, a tecnologia blockchain vai muito além da questão das criptomoedas e NFT. Possibilitando um meio muito mais seguro para trocas de informações, essa tecnologia tende a se fortalecer cada vez mais no desenvolvimento tecnológico. “Deixando de lado a imagem inicial diretamente vinculada às criptomoedas, o blockchain vem ganhando destaque como plataforma confiável e transparente para trocas de informações. O registro distribuído de transações, garantia de confiabilidade e possibilidade de auditoria descentralizada são algumas das características que atraem uma atenção especial ao blockchain, sobretudo para segmentos mais exigentes nesse sentido, como governo, bancos e empresas do setor tecnológico”, ressalta Thiago Milo.

Atrelada à essa tecnologia, é necessário ressaltar o papel importante da tokenização no contexto atual. O ato de transformar um ativo real em um ativo digital, fragmentado em unidades criptografadas registradas em rede blockchain, chama a atenção ao garantir uma segurança maior a essas transações. “Ao possibilitar a transformação de qualquer ativo físico em digital, o mercado financeiro caminha para uma direção de ‘democratização’, facilitando o acesso a ativos e melhorando a transparência das plataformas financeiras”, completa.

5 - Cloud First

Outra mudança significativa trazida pela pandemia foi a potencialização do conceito dos aplicativos em nuvem. Apesar dessa já ser uma tendência de alguns anos, a necessidade da aplicação dessa tecnologia deixou de ser um diferencial para o setor, passando quase a ser uma obrigatoriedade após este período pandêmico. “Hoje as aplicações já nascem na cloud. O ambiente de desenvolvimento, testes e produção ficam todos na nuvem. Cada vez mais as organizações migram seus serviços e seus ambientes de desenvolvimento/testes/produção totalmente para a nuvem”, avalia o executivo.

Sobre a Novatics

A Novatics é a principal desenvolvedora de produtos digitais do Brasil. Parceira de jornada para ajudar marcas a superarem os desafios de inovação e transformação digital, a empresa possui uma cultura que preza pelo intercâmbio de know-how com times internacionais e pelo bem-estar da equipe. Essa combinação resulta na reunião dos melhores desenvolvedores do país e na elaboração de projetos de maneira rápida e acessível para seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto