Logo
Imprimir esta página

57% dos brasileiros acham que uso de inteligência artificial traz mais vantagens que desvantagens, aponta Ipsos

Maioria dos adultos conectados no país também diz ter um bom entendimento do que é IA

Os primeiros recursos de Inteligência Artificial (IA) foram desenvolvidos há mais de seis décadas, mas a popularização do termo e dos recursos proporcionados por esta tecnologia é considerada recente – e em grande parte benéfica. Uma pesquisa feita pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial mostra que quase seis em cada dez brasileiros (57%) acreditam que serviços e produtos que usam Inteligência Artificial trazem mais vantagens que desvantagens.

O índice é maior que a média registrada nos 28 países que integram o levantamento (52%). Os entrevistados na China (78%), Arábia Saudita (76%) e Índia (71%) são os mais confiantes nos benefícios do uso de IA em produtos e serviços. Na França, apenas 31% dos entrevistados acreditam que a utilização de inteligência artificial proporciona mais vantagens que desvantagens – é o menor índice entre as nações sondadas, seguido por Canadá (32%) e Holanda (33%).

Bom entendimento

A pesquisa da Ipsos também questionou se os entrevistados consideram ter um bom entendimento do que é inteligência artificial. No Brasil, 69% responderam que sim. Na África do Sul, o índice chegou a 78% – o maior entre os países que participam do levantamento. Já o Japão, mundialmente conhecido por seus avanços em IA, registrou o menor índice de autodeclaração (41%) – muito abaixo da média global (64%).

Mudanças profundas

51% dos entrevistados brasileiros acreditam que produtos e serviços que utilizam inteligência artificial mudaram profundamente suas vidas nos últimos cinco anos. Para 61%, a tecnologia vai promover mudanças profundas nos próximos cinco anos. Um conjunto ainda maior de brasileiros (65%) acha que o uso de IA no cotidiano torna a vida mais fácil.

Impactos futuros

O estudo também perguntou aos entrevistados quais áreas eles acham que serão mais impactadas pela Inteligência Artificial nos próximos anos. Para os brasileiros, as três áreas mais citadas foram a educação, a segurança e o trabalho (as mesmas mencionadas pela média das 28 nações pesquisadas). A exceção fica por conta de China e Estados Unidos – ambos os países citaram os transportes e o entretenimento como as áreas que serão mais impactadas pela IA no futuro.

Sobre a pesquisa

Entre os dias 19 de novembro e 3 de dezembro de 2021, a Ipsos entrevistou 19.504 adultos on-line, com idades entre 16 e 74 anos, de 28 países, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil. A margem de erro é de 3,5%.

Além do Brasil, integram a pesquisa: Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Hungria, Índia, Malásia, México, Holanda, Peru, Polônia, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia e Turquia.

Sobre a Ipsos

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto