Logo
Imprimir esta página

Concremat utiliza Forge da Autodesk para reduzir até 25% de despesas em projetos

Como forma de melhorar seus processos e reduzir até 25% de despesas em projeto, a Concremat Engenharia e Tecnologia, um dos maiores clientes brasileiros de soluções da Autodesk, ampliou o uso das ferramentas da multinacional americana. Agora, ela tem integrado o Autodesk Forge para automação e otimização de seus processos.

No âmbito da gestão de ativos, a empresa tem usado escaneamento a laser para capturar as condições existentes de infraestruturas civis como pontes e viadutos, por exemplo. A partir deste levantamento preciso e em massa, a equipe desenvolve os modelos BIM dos ativos e o conjunto de dados é inserido no BIM 360.

Com essas informações disponíveis na solução em nuvem da Autodesk, um profissional em campo pode mapear detalhadamente as anomalias da infraestrutura, vinculando-as aos modelos BIM e relatórios em tempo real, para facilitar o diagnóstico e sua manutenção. Anteriormente, esse fluxo era feito à mão, item por item, e após esse procedimento o mapeamento ainda devia ser levado até o escritório para ser reportado para a equipe de engenharia. Com o novo processo, a inspeção em campo foi otimizada e reduzida, fora o benefício de assegurar maior precisão nos resultados. Além disso, a velocidade no recebimento de informações no escritório e a segurança dessas informações acabam sendo muito mais efetivas.

Mas para que tudo isso fosse possível era necessário facilitar o acesso a essas informações para a tomada de decisões, não apenas pela equipe de engenharia, mas pelo cliente.

“O Forge foi o caminho que encontramos para fazer essa personalização de acesso a essas informações, inclusive de forma visual e gráfica”, afirma Guilherme Borges, Coordenador de Implantação da Concremat.

O Forge é uma plataforma de APIs, ou seja, interfaces que permitem ao cliente customizar seu projeto dentro das soluções Autodesk e conectá-lo aos próprios sistemas corporativos. Com isso, a Concremat pode criar seu próprio ambiente dentro da plataforma Autodesk para que toda a equipe tenha acesso aos detalhes do projeto.

“Participamos do Forge Acelerator, um evento que nos permitiu conhecer as possibilidades de aplicação da ferramenta para facilitar a customização e a conexão de dados do BIM 360. No último evento realizamos a validação da integração entre o Forge e bases de dados de sensores”, explica Guilherme.

O próximo passo do desenvolvimento é trazer dados e fazer um monitoramento das condições do ativo em questão por meio de sensores IoT para poder coletar dados de desempenho da infraestrutura.

De acordo com Guilherme: “a centralização de informações traz maior agilidade e segurança nas avaliações, visto que no método convencional há um grande volume de dados distribuídos em diversos formatos -- como planilhas, fichas de campo etc., gerando assim uma maior complexidade processual para analisar todas as informações”.

Atualmente a Concremat tem dois programadores para conseguir desenvolver e expandir as soluções da Autodesk dentro da sua plataforma.

“Sob a ótica de nossos clientes, com essa solução aprimoramos nossa capacidade em prover centralização das informações dos ativos numa mesma base, gestão técnica e de riscos, maior assertividade nos planejamentos das intervenções e melhor gestão orçamentária”, afirma Magda Junqueira, Diretora de Gestão de Integridade de Ativos e O&M na Concremat.

“Em termos de otimizações operacionais para a Concremat, ganhamos na agilidade dos serviços de campo, diminuição dos riscos de SMS -- com consequentemente menor exposição dos colaboradores a tais riscos - e relatórios integrados gerados praticamente em tempo real”, conclui Magda.

“A Autodesk tem o compromisso de fornecer o melhor portfólio de soluções orientado a BIM para digitalizar fluxos de trabalho AEC, alinhado a padrões abertos, integrações e interoperabilidade. É por isso que as APIs e serviços do Forge estão à disposição de clientes como a Concremat, auxiliando a criar aplicativos personalizados e automatizar processos que atendem aos objetivos de negócio”, afirma Fernanda Machado, especialista técnica da Autodesk.

As ferramentas utilizadas nesse processo foram: ReCap Pro, BIM 360, Revit, Inventor e Forge.

Sobre a Autodesk

A Autodesk está mudando a forma como o mundo é projetado e feito. Nossa tecnologia abrange arquitetura, engenharia, construção, design de produto, manufatura, mídia e entretenimento, capacitando inovadores em todos os lugares a resolver grandes e pequenos desafios. De edifícios mais verdes a produtos mais inteligentes e sucessos de bilheteria mais fascinantes, o software Autodesk ajuda nossos clientes a projetar e criar um mundo melhor para todos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto