Logo
Imprimir esta página

5 livros para começar 2022 sabendo mais sobre o mercado de tecnologia

Executivo do Grupo FCamara indica títulos para quem deseja aprender e se aprofundar no universo de TI

O mercado de tecnologia não para de crescer e nesse mesmo passo aumentam as oportunidades de atuar profissionalmente na área. Apenas no Brasil, a estimativa é de 70 mil novas vagas ao ano, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Mas nem sempre é fácil acompanhar um setor marcado por tantas inovações a todo o momento e se manter por dentro das tendências. Por isso, boas leituras podem ajudar quem segue carreira na tecnologia – e também os admiradores da área.

Joel Backschat, CTO do Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital, indica cinco livros para começar o próximo ano com mais conhecimentos sobre o universo de TI. Confira:

1. Arquitetura limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software, de Robert C. Martin e Kevlin Henney

A base do trabalho de um desenvolvedor é escrever códigos. Mas como fazer isso de forma simples? É o que o livro de Martin ensina: escrever código fácil para que, tanto você, que escreveu, quanto um terceiro, entendam o que foi feito. “Livro básico que te faz repensar tudo o que você sabe em relação a desenvolvimento de sistemas. Vale a pena ler para quem quer se aperfeiçoar e melhorar sua produtividade”, recomenda o executivo.

2. Team Topologies, de Matthew Skelton e Manuel Pais

Essa obra traz ensinamentos para a formação e desenvolvimento de equipes bem-sucedidas na entrega de softwares eficientes. Além disso, ajuda as organizações a reavaliarem sua abordagem de avaliação de desempenho nas entregas de software, operações e suporte. “É um grande livro para entender porque o formato de times e de empresas tem tanto impacto no software que desenvolvemos e o que podemos fazer para termos pessoas que façam a diferença nesse processo”.

3. Design It!, de Michael Keeling

Ideal para quem é desenvolvedor de software e não teve contato com esse tipo de arquitetura, mas precisa e quer adquirir esse conhecimento. “Livro muito bom para mostrar o papel do arquiteto dentro do novo momento que vivemos na tecnologia, em que escalabilidade e falta de pessoas são fatores reais na maioria dos projetos”, destaca Joel.

4. Accelerate: The Science of Lean Software and DevOps: Building and Scaling High Performing Technology Organizations, de Jez Humble e

Gene Kim

Trazer a tecnologia para gerar valor de negócio e apresentar dados de pesquisas é o que ajuda a medir a performance das entregas dos softwares. Esse é um dos conceitos abordados e defendidos no livro. Dessa forma, os leitores saberão como medir as performances de suas equipes e em quais recursos devem investir para melhorá-las. “Gosto desse título porque mostra uma visão inovadora ao explicar o que significa realmente ter um time de alta performance por meio de métricas do sistema”.

5. O projeto fênix: um romance sobre TI, DevOps e sobre ajudar o seu negócio a vencer, de Gene Kim

Esse romance retrata um problema bem comum do mundo real: um dos personagens é gerente de TI de uma empresa e é acionado para “salvar” um projeto que representa o futuro da organização, mas extrapola o orçamento e está bastante atrasado. De uma forma um tanto inusitada, os autores renomados do movimento DevOps apresentam uma história que qualquer um que trabalhe com TI reconhecerá. “Ela realmente conecta desenvolvedores e times de infraestrutura e foca no papel do DevOps para realizar essa união. Esse é o encanto da história, é uma situação tão comum que nos aproxima e nos faz simpatizar com todo o enredo”, analisa o CTO.

Sobre o Grupo FCamara

Considerada a maior empresa de serviços para ECommerce da América Latina, a FCamara é uma consultoria de TI para resultados em negócios, que promove transformação digital ao prover múltiplas soluções tecnológicas, com atuação nos principais players do mercado de saúde, educação, indústrias, entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou a Orange Ventures, sua própria Venture Builder, que já lançou diversas startups com foco B2B. Saiba mais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto