Brasil, 20 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Segurança da informação em smart grid é foco do CPqD em evento do setor de utilities

Segurança da informação em smart grid é foco do CPqD em evento do setor de utilities

A segurança da informação nas redes elétricas inteligentes (smart grids) será o tema da participação do CPqD no Latin American Utility Week, importante evento do setor de utilities que será realizado entre os dias 13 e 15 de setembro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O encontro deverá reunir concessionárias e empresas que atuam nas áreas de energia elétrica (geração, transmissão e distribuição), água, gás e, também, de cidades e redes inteligentes, em vários países da América Latina.

“O setor de utilities passa por um processo de transformação, com a inserção de novas tecnologias de medição e automação”, observa José Reynaldo Formigoni Filho, gerente de Tecnologia de Segurança da Informação e Comunicação do CPqD. “Isso traz vários benefícios, mas também grandes desafios como, por exemplo, ameaças de fraudes e de ataques cibernéticos associadas ao uso de novas tecnologias de software e hardware”, acrescenta.

Esses desafios serão abordados nas duas palestras que especialistas do CPqD farão durante o evento. Na quarta-feira (14/09), o consultor Nelson Uto falará sobre Perdas Não Técnicas e Fraudes em Medidores, em que apresentará as principais vulnerabilidades (software e hardware), ações de mitigação e medidas que podem ser adotadas para evitar o problema. Marcada para as 17 horas, a palestra será realizada no Palco Metering.

No dia seguinte (15/09), será a vez do pesquisador Sérgio Ribeiro abordar a questão da segurança da comunicação em infraestruturas de medição avançada (AMI, na sigla em inglês). Sua palestra - programada para as 14h40, no Palco Smart Grids - terá o tema Vulnerabilidades e Arquiteturas Seguras AMI e, além de tratar das ameaças e dos requisitos de segurança para AMI, fará também uma análise de modelos e soluções adotadas em diferentes países.

Além disso, um artigo técnico elaborado pela Cemig Distribuição, a partir de projeto desenvolvido em parceria com o CPqD, está concorrendo ao Latin American Utility Awards, que vai premiar os trabalhos mais inovadores em diversas categorias. Concorrendo na categoria Smart System, o trabalho Sistema óptico para transmissão de dados em banda larga concomitante ao monitoramento da integridade física de condutores de linhas aéreas de alta tensão faz parte do projeto D520 - Sistema óptico de monitoramento da integridade física de cabos de linhas de transmissão em vãos críticos, que vem sendo conduzido pelo CPqD, Cemig Distribuição, Companhia de Transmissão Centroeste de Minas e Cemig Telecom. A divulgação dos vencedores - e a premiação - ocorrerá na quinta-feira, último dia do evento. A apresentação do trabalho será feita pelo engenheiro Carlos Alexandre M. do Nascimento, da Cemig Distribuição.

Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 40 anos, o CPqD conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo