Logo
Imprimir esta página

Invasão hacker da Go Daddy, maior prestadora de serviços de internet expõe vulnerabilidade das empresas

Especialista em software alerta sobre a importância das empresas investirem em segurança de dados

Qual o valor dos dados da sua empresa? Quanto custa ficar sem utilizar seus sistemas? Já pensou ficar sem entregar seus produtos pela não utilização do sistema por ele ter sido invadido por hackers?

Recentemente, a Go Daddy, maior plataforma de nuvem do mundo com mais de 84 milhões de domínios gerenciados chamou a atenção, pois 1,2 milhão de clientes foram prejudicados e tiveram seus dados confidenciais roubados por cibercriminosos, incluindo endereços de e-mail, números de telefone, senha de administrador do Wordpress e outras informações de contas ativas ou inativas.

Segundo a empresa, criminosos descobriram um acesso não autorizado nos servidores da companhia que expôs dados confidenciais dos usuários do serviço e obtiveram acesso ao ambiente de hospedagem Managed WordPress, área que configura automaticamente novos websites criados na plataforma. O próprio diretor de segurança da informação da GoDaddy, Demetrius Comes, reconheceu que é preciso tomar medidas de segurança mais enérgicas para fortalecer o sistema de provisionamento com camadas adicionais de proteção.

Mas neste ano, empresas como Atento, Renner, Unicred e até mesmo o Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Brasil, foram atacadas virtualmente através de ransomware, ataques virtuais que infectam servidores e criptografam os dados, impedindo que sejam acessados. Comumente, os criminosos exigem valores de resgate para liberação das informações. Essa prática é um dos principais crimes virtuais da atualidade e causa transtornos terríveis em empresas que se veem sem condições de operar seus sistemas e consequentemente de operar suas rotinas básicas, como vendas.

Esses ataques são uma realidade atual dentro de muitas indústrias, distribuidoras e atacadistas que veem seu negócio em risco presente não só no Brasil, mas no cenário mundial, ainda mais se tratando de um cenário que a forma de trabalho pós pandemia migra para modelos home office.

Segundo dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) só nesse ano, as notificações referentes a ataques cibernéticos contra empresas brasileiras cresceram 220% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020.

“Para poder liberar as informações, comumente os criminosos exigem um valor de resgate, sendo essa umas das principais práticas de crimes virtuais que aumentou com as mudanças trazidas pela pandemia do Covid-19”, explica Miguel Pace, Gestor da SIG 2000.

Miguel lembra que o único caminho para proteger as empresas de ataques desse tipo é fazer com que as organizações não parem de investir em segurança.

“A medida é preventiva, sem dúvidas. Todas as empresas citadas possuíam antivírus e firewall, mas isso não basta, é preciso ir além com a aplicação de seus sistemas em nuvem, com robustez e agilidade necessárias para se proteger de ataques” e complementa que os dados dos clientes da SIG 2000 são alocados em servidores de nível mundial.

“Fazemos a replicação das informações em outros servidores em outros países e, backups diários dos dados, o que garante segurança e garantia da não paralisação dos serviços de nossos parceiros”.

Para Miguel toda essa estrutura de segurança é um investimento essencial que tanto o pequeno quanto o grande empreendedor devem adquirir em sua empresa para ter a certeza de que suas rotinas não serão paralisadas.

Sobre a SIG 2000

A SIG 2000 é uma empresa atuante no mercado de software com soluções de gestão há mais de 20 anos para distribuidoras, atacadistas e indústrias, de forma a ajudá-las na otimização do tempo e na redução dos custos, assim como no aumento dos lucros e na segurança dos dados.

Tem como principal objetivo oferecer aos clientes segurança, economia, praticidade e agilidade por meio de seus softwares de gestão (ERP, PCP e Automação de Força de Vendas) desenvolvidos com alta tecnologia e inovação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto