Logo
Imprimir esta página

A inteligência necessária para combater a sofisticação dos crimes virtuais

*Por André Mello

O avanço tecnológico permite uma série de inovações e melhorias em todas as áreas. O objetivo maior de todos os negócios é que essa inovação seja utilizada para ganharmos tempo e melhorar processos, além de automatizar algumas atividades, mas a verdade é que nem sempre isso acontece. Sua aplicação em praticamente todas as ações diárias, tanto de empresas quanto dos indivíduos, abre cada vez mais espaço para os hackers encontrarem brechas nos sistemas de segurança, o que exige um trabalho constante focado nas soluções contra ataques cibernéticos.

Infelizmente, os criminosos digitais se aproveitam da ampliação na oferta de novos recursos para desenvolverem ofensivas sofisticadas e em diversas etapas, o que pode dificultar sua detecção, bloqueio e reparação, tanto para o alvo do ataque quanto para seus clientes/usuários, que podem ter os dados vazados. Em uma invasão sofisticada com várias fases, o invasor executa o passo a passo até atingir o objetivo final. Geralmente, é necessário associar comportamentos de ataque em cada uma dessas etapas antes de descobrir a intenção real do hacker.

Analisando exercícios de segurança cibernética, fica nítido que os métodos utilizados pelos cibercriminosos são atualizados com níveis altos de ocultação, a fim de dificultar sua identificação. Além disso, fatores como vulnerabilidades de dispositivos IoT, baixo nível de conscientização em relação à segurança, desenvolvimento não compatível de aplicativos e desorganização em redes internas, faz com que seja ainda mais difícil detectar todos os caminhos percorridos em um ataque dessa natureza.

Por isso, deve-se sempre levar em consideração os alertas recebidos por meio de equipamentos específicos e fornecedores. No entanto, são necessários profissionais altamente qualificados para encontrar um padrão entre essas sinalizações de segurança. Além disso, as soluções de segurança cibernética atuais não são habilitadas para receberem Inteligência Artificial (IA), impossibilitando que as empresas sem especialistas mantenham operações rotineiras de segurança, algo extremamente necessário para evitar problemas.

Atualmente, as técnicas de análise em gráfico ainda são as melhores ferramentas para visualizar os caminhos de um ataque de forma inteligente. Para o futuro, a projeção é que tenhamos um modelo unificado, onde será possível reunir todos os fatores que contribuíram para uma invasão bem-sucedida em um ambiente de rede complexo. Esse modelo será dinâmico, permitindo a análise do contexto para descobrir e reproduzi-las de forma inteligente.

Essa inovação reduzirá os custos de operações de segurança, além de remodelar o modelo atual e tornar as técnicas e processos ainda mais automatizados e eficazes, permitindo que os recursos de segurança cibernética das organizações resistam ao teste de ataques do mundo real.

* André Mello possui 23 anos de experiência em tecnologia e segurança da informação com desenvolvimento de negócios estratégicos na América Latina, Atualmente, o executivo é Vice-Presidente da NSFOCUS na América Latina e Caribe.

Sobre a NSFOCUS

Fundada em 2000, a NSFOCUS é reconhecida como uma das líderes do mercado mundial em soluções de rede e segurança cibernética. Hoje, opera globalmente com mais de 3.000 funcionários em duas sedes em Pequim e uma em Milpitas, na Califórnia, além de 40 escritórios espalhados pelo mundo. Iniciou suas operações na América Latina em 2016 pelo Brasil e, desde então, já expandiu os negócios para o Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Equador e México. Dentre os mais de 9 mil clientes, seis dos 10 líderes globais de telecomunicações, e quatro das cinco maiores instituições financeiras do mundo, são protegidas pela empresa. Recebeu em 2021 o prêmio “Best Practices in Building a Community with a Shared Future in Cyberspace”, para a solução de proteção DDoS, na Conferência Mundial da Internet. Para obter mais informações, consulte www.nsfocusglobal.com.br e siga @NSFOCUS/LATAM no LinkedIn.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto