Logo
Imprimir esta página

Dicas de segurança para compras online

Dicas de segurança para compras online

ESET alerta sobre cuidados que devem ser tomados para não ser enganado ou cair em golpes ao fazer compras online

A Black Friday já se consolidou como um evento importante que ocorre todos os anos, com uma alta taxa de participação dos consumidores. A possibilidade de encontrar promoções online geralmente faz com que os usuários baixem a guarda em relação a diferentes medidas de segurança, levando vítimas a serem enganadas ou alvo de golpes. Por isso, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, compartilha uma série de dicas para se manter seguro enquanto você aproveita as temporadas de descontos.

“Quando estamos próximos de datas especiais para o comércio, como a Black Friday, por exemplo, o importante é ter em mente que o intuito dos ataques costumam ser sempre os mesmos, fazer com que você compre/pague algo, fazer com que você baixe algo ou coletar seus dados para que os cibercriminosos possam utilizá-los futuramente. Caso você receba algo nesses moldes, há grandes chances de se tratar de um golpe”, menciona Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET.

Nesse contexto, a ESET fornece dicas para evitar cair nas armadilhas dos cibercriminosos ao fazer compras online:

- Faça todas as compras em lojas ou marcas com reputação comprovada e busque a opinião dos clientes sempre que possível. Isso pode ser verificado nas análises de um site de e-commerce onde a empresa atua, de amigos ou conhecidos que já compraram ali, ou de comentários nas redes sociais de clientes que comprovam a veracidade do site onde a compra será realizada.

- Verifique se as mensagens de marcas ou empresas sobre ofertas imperdíveis são reais. É importante ter em mente que pode ser um caso de phishing ou comunicação fraudulenta em que os cibercriminosos procuram roubar várias credenciais, dinheiro ou instalar arquivos maliciosos no computador. O principal indicador desses golpes é o remetente (seja seu endereço de e-mail, número de telefone ou usuário de redes sociais), que não é oficialmente relacionado à entidade que afirma representar.

- Use os sites oficiais e / ou redes sociais das lojas para fazer compras. Um dos ataques mais comuns em eventos de oferta limitada é o roubo de dinheiro ou informações de crédito por meio de sites falsos, se fazendo passar por empresas populares e aproveitando a urgência gerada nos usuários por ter ofertas e descontos por tempo limitado.

- Nos casos em que os pagamentos são feitos online, verifique se o site onde é realizado possui criptografia em suas comunicações. Isso significa que, ao transferir dados, eles não podem ser lidos por quem possa interceptar a conexão. Para isso, a URL do site deve começar com "https://" ou ter o famoso cadeado à esquerda.

Por fim, a ESET recomenda tomar precauções, e a instalação de uma solução de segurança em todos os dispositivos.

Para saber mais sobre segurança da informação, acesse o portal de notícias da ESET: https://www.welivesecurity.com/br/2021/11/12/black-friday-conheca-os-golpes-mais-comuns-desta-temporada/

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto