Logo
Imprimir esta página

Saiba a diferença entre retrofitting, atualizações e reforma de máquinas ferramenta

por Eduardo Miller, engenheiro de aplicação na Mitsusbishi Electric do Brasil - Divisão de CNC

As máquinas ferramenta, ou máquinas operatrizes, são peças fundamentais dentro de diversos segmentos industriais onde, por meio da movimentação mecânica de um conjunto de ferramentas, são empregadas na fabricação de peças e componentes de diversos materiais usinados. E, claro, são equipamentos com alto custo de aquisição.

Por isso, atualmente, o retrofitting, a atualização, e a reforma de máquinas operatrizes (máquinas ferramenta) CNC são alternativas bastante viáveis para o segmento da usinagem, em função dos altos valores de investimento em novas máquinas, o longo prazo de entrega desse maquinário e seu alto custo de frete.

Para se ter uma noção total da relação entre o valor entre o retrofitting e a compra de uma nova máquina, a primeira opção varia em média entre 30% e 50% do seu valor original, dependendo a máquina e sua topologia.

Para cada necessidade, uma solução

Vamos, agora, entender como funciona cada um desses processos:

Retrofitting, ou simplesmente retrofit, é o processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou obsoleto, especialmente na parte eletroeletrônica, já que a maior parte das máquinas, sobretudo máquinas ferramentas, tiveram uma evolução significativa no que se diz respeito ao CNC.

O retrofitting pode ser usado nas mais diversas situações, quando há necessidade de atualização tecnológica, baixa disponibilidade da máquina em função de paradas constantes para manutenção corretiva, e poucos recursos de software e de comunicação que permitam adotar tecnologias da Indústria 4.0.

Para isso, a instalação completa de um sistema CNC (Kit CNC) possibilita que máquina tenha a possibilidade de adotar novas tecnologias, entregando mais produtividade, conectividade (indústria 4.0), melhora operacional, aumento de confiabilidade, redução dos períodos de inatividade da máquina (downtime) e a disponibilização de peças de reposição para longos períodos de atividade, sendo um investimento de baixo custo comparado com a compra de máquinas novas.

A atualização (upgrade) é o que chamamos de melhorar e/ou incluir novas funcionalidades de hardware e software, por exemplo, além de atualizar uma tecnologia de algum componente no sistema CNC que esteja obsoleto, prolongando a vida útil deste componente e sua disponibilização de peça de reposição para longos períodos de atividade.

Já quando a máquina se torna obsoleta, é hora de reformar, que funciona como uma manutenção preventiva, evitando problemas futuros causados pela quebra de um componente ou produto desatualizado, restabelecendo o equipamento as condições de projeto/ estrutura e funcionalidade no qual ele foi concebido. Para isso, podemos trocar ou reparar peças mecânicas e eletrônicas, mantendo a mantendo a sua função original.

Assim, temos uma máquina perfeitas condições perfeitas para a sua atividade, utilizando tecnologias eletrônicas da época da sua fabricação, sem a inserção de novos recursos.

Como escolher a melhor opção?

Com a ajuda de equipes especializadas, altamente capacitadas e qualificadas. Seja para retrofitting, atualização ou reforma de máquinas ferramentas, é preciso contar com um Centro Técnico Especializado, que tenha o suporte e apoio de um time de engenharia para todo o desenvolvimento e a atualização de máquinas e componentes com peças de reposição originais.

Só assim será possível aumentar o ciclo de vida do equipamento, garantindo confiabilidade, produtividade e redução de custos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto