Logo
Imprimir esta página

AlmapBBDO: comunicação baseada em dados e a importância da estratégia data-driven

Rafaela Alves, VP de comunicação, mídia e dados da AlmapBBDO, fala sobre comunicação, estratégias e ressignificação da mídia no 6º episódio da série especial dedicada à Intelligent Creative do Tomorrow Cast

O marketing mudou. O modelo utilizado no passado, hoje não tem a mesma assertividade. Na era digital, o foco está nos dados e em tirar o achismo da frente para obter uma campanha de sucesso. E é sobre isso que Rafaela Alves, VP de comunicação, mídia e dados da AlmapBBDO, fala no 6º episódio da série especial dedicada à Intelligent Creative do Tomorrow Cast, que tem um oferecimento da VidMob - martech pioneira no uso da inteligência artificial e machine learning para medir e otimizar o desempenho de peças criativas, seja em texto, áudio ou vídeo nas plataformas digitais.

“Em 20 anos de carreira, passei por diversas empresas. Quando resolvi percorrer novos caminhos, migrei para o mundo da agência. Vim para a Almap com o objetivo de ressignificar esse ecossistema de agência, em especial de mídia e dados. Meu principal desafio é implementar um novo modelo de operação, onde a gente coloca a mídia como um elemento estratégico conectado ao business do cliente e não como uma parte do processo. O marketing moderno busca entender como dados e mídia, que no fim é uma coisa só, contribuem para impulsionar o negócio do cliente. É um novo legado para o mercado de marketing e publicidade no Brasil”, diz Rafaela.

Para ela, tudo o que influencia ou impacta o consumidor em algum momento de sua jornada, é mídia. “Tudo o que se comunica com o consumidor é mídia. Há 20 anos o papel da agência era auxiliar o business a ter melhor performance por meio de ideias criativas. Hoje é tudo tão amplo, que se a agência olhar somente para uma ótica, vai contribuir só para essa ótica e entregar uma estratégia míope”, diz a executiva. “Vi o mercado se transformar nesses mais de 20 anos na área, da mesma forma que o cliente não quer mais o marketeiro descolado dentro de casa. ele quer dados. Dados ganha de opinião. Você precisa de consistência. Dentro de uma agência, também não funciona mais a estrutura separada. O grande desafio é entender como vamos transformar o ecossistema organicamente. Como alimentar parceiros, veículos e clientes para uma estratégia mais robusta. Hoje, o cliente e as agências entendem que é necessário um CMO que entenda de dados”, complementa.

E para se construir uma estratégia de marketing baseada em dados, é preciso investir em tecnologia. “Quando começou essa coisa de Martech, ninguém sabia ao certo o que era possível extrair dali. A verdade é que muitos não sabem ainda como extrair valor de dados em tecnologia. O mercado criou um conceito muito errado que acho que vem lá do momento da explosão do digital, que fez o marketing digital parecer um jeito barato de fazer marketing. E isso criou um problema na implementação de dados porque o marketing moderno é sobre tudo, menos sobre ser barato. Ele envolve tecnologia, ferramentas, ecossistema preparado, operacionalização de time e muitas outras coisas”, comenta Rafaela.

A VidMob, que analisa cada ínfima parte de um anúncio e, a partir daí, por meio de seus algoritmos, esmiúça qualquer elemento criativo, cruzando com os dados de consumo daquela mídia em tempo real e transformando em insights acionáveis para, em seguida, gerenciá-los, é a pioneira nesse sentido. Com a VidMob, é possível corrigir rotas e melhorar muito a execução das campanhas, tornando-as cada vez mais assertivas. Assim, marcas como Magalu, Itaú, Ambev, Localiza, Dorflex e Pepsico, clientes da martech, não sabem apenas quais campanhas foram bem-sucedidas, mas quais as características específicas que as fizeram chegar lá.

“Dados trazem potência de informação. Eles batem a opinião e trazem eficiência para os processos. Chegaram para impulsionar e acelerar a relação humana. A criatividade e a conexão com o consumidor sempre serão importantes para a publicidade, mas para você ter os insights e pensar criativamente, é bom ter acesso a essa infinidade de dados para colaborar para aquilo. Não existe mais receita de bolo, é preciso olhar para tudo o que faz sentido para o consumidor” alerta Rafaela.

Durante o papo, a executiva reforça a importância dos dados ao mencionar o fato de que as marcas mais relevantes dos últimos anos foram criadas por meio de pesquisas que as fizeram oferecer um produto de sucesso. “Elas nasceram sem os consumidores saberem que queriam ou precisavam daquele determinado produto. Elas vêm de uma tendência de oportunidades do mercado onde foi usada tecnologia para mapear seus clientes e criar contato para oferecer produtos”, diz. “A grande beleza da tecnologia está em juntar agilidade, conhecimento profundo, quando colocamos algoritmos para trabalhar e fazer análises e eficiência no universo do cliente”, complementa.

Para finalizar o episódio de cerca de 1h de duração, Rafaela dá uma dica de ouro para que as agências se tornem parceiras do cliente moderno. “A agência precisa ser um conector de oportunidades, canais e estratégias. Criar comunidades, collabs, novas conexões que gerem desde buzz até receita. Oportunidades multichannel. Precisa ser um estruturador de estratégia e apresentar o pulso do negócio. Isso tudo é possível com o modelo do marketing moderno, que é integrado, ágil e diversificado. E, por ser orientado por dados, tem uma nova conexão com o consumidor”, finaliza ela.

O 6° episódio na íntegra da série especial Intelligent Creative no Tomorrow Cast está disponível nas plataformas de áudio: Spotify, Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts e Rádio Public.

Sobre a VidMob

A VidMob é uma marketing creative platform que fornece solução tecnológica de ponta a ponta para todas as necessidades criativas das marcas. Atua como uma plataforma integrada que combina análise criativa pioneira com a melhor produção criativa do mercado, formada por profissionais qualificados para entender e melhorar a eficácia das campanhas. A VidMob é a única empresa no mundo a se tornar parceira certificada de peças criativas de marketing de todas as principais plataformas sociais e digitais. Uma parte de cada dólar recebido pela VidMob é usada para financiar serviços criativos gratuitos para organizações sem fins lucrativos por meio da VidMob Gives. Saiba mais sobre a VidMob em www.vidmob.com e sobre a VidMob Gives em vidmob.gives.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto