Logo
Imprimir esta página

ODATA dá dicas que ajudam a garantir a segurança dos data centers

Além da segurança do próprio ambiente, é preciso estar atento e se proteger das ameaças humanas e físicas

A ODATA, provedora brasileira de serviços de data center, aposta no Colocation para manter os dados em segurança. Treinar a equipe adequadamente para prevenir tanto ameaças físicas quanto humanas, além de blindar o ambiente físico com tecnologia de ponta e até práticas mais simples como um projeto paisagístico adequado são alguns dos pontos que devem ser considerados. Essas são algumas das dicas que a empresa destaca para ajudar a evitar problemas com a segurança dos dados armazenados nos Data Centers.

Trabalhar de qualquer lugar, o anywhere office, tem garantido liberdade para o colaborador, mas fortes dores de cabeça para as empresas no que diz respeito a segurança dos dados. O uso da Cloud Computing — a nuvem — em ambientes sem cuidados com a segurança digital podem afetar os data centers e o Colocation é a opção recomendada para companhias de diferentes setores e tamanhos.

Segundo dados de relatório do Uptime Institute Intelligence, há práticas que auxiliam na redução de ameaças físicas, humanas e digitais de um data center. São elas: identificar pontos fracos, desenvolver abordagens específicas de proteção, atualizar processos e protocolos de segurança e testar tudo continuamente.

“Colocation é a disponibilização da infraestrutura física para hospedar servidores da empresa em data centers alugados. Esses ambientes são equipados com soluções tecnológicas que o protegem de invasões físicas, falhas humanas e desastres naturais. É um serviço com diversas camadas de proteção física, como biometria, automação e monitoramento, sempre com total disponibilidade de internet”, explica Hemerson Lima, Gerente Executivo de O&M da ODATA.

Pensando em ajudar as empresas a verificarem se os data centers onde seus dados estão armazenados estão preocupados com a segurança digital, o executivo da ODATA destaca alguns pontos que precisam ser observados:

Proteção para ameaças físicas: as revistas precisam acontecer por alas como sala dos racks de TI, salas de informática que acomodem provedores de internet, torres de resfriamento, entre outras áreas da infraestrutura do Data Center. A equipe necessita de profissionais que monitorem câmeras instaladas em pontos estratégicos, que façam rondas regulares pelos ambientes, todos com treinamentos especializados.

Para blindar ambientes: câmeras, autenticação multifator para dispositivos de acesso e monitoramento 24x7 são algumas das medidas a serem tomadas para segurança do local. A sala de servidores é o ponto que mais exige atenção e além dos dispositivos de controle é necessária uma lista de acessos das pessoas autorizadas.

Como evitar ameaças humanas: oferecer um treinamento adequado para os colaboradores responsáveis para evitar problemas que podem parecer simples, como desligar acidentalmente um sistema, mas que podem causar grandes danos para os clientes atendidos pelo data center.

Sobre a ODATA:

Fundada em 2015, a ODATA é uma provedora brasileira de serviços de data center, que fornece infraestrutura de TI escalável, confiável e flexível na América Latina. Focada em Colocation, a ODATA atende à crescente demanda por energia, espaço e confiabilidade de organizações de diversos setores, sendo completamente qualificada para oferecer soluções de enterprise/retail (desde meio rack, racks inteiros e cages) até projetos built to suit (constrói e opera data centers novos, para um único cliente, na região escolhida). A ODATA busca a criação da mais moderna e eficiente rede de data centers da América Latina. Atualmente, a empresa possui três data centers operando no Brasil, um na Colômbia e já iniciou sua expansão para o México e Chile, trazendo a experiência, solidez e competência do Patria Investimentos e tendo uma atuação global através da parceria estratégica com a CyrusOne, um dos maiores player do mercado de Data Center do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto