Logo
Imprimir esta página

NVIDIA amplia a liderança no desempenho de inferência de IA com resultados de estreia em servidores baseados em Arm

Divulgação Divulgação

Empresa bate recordes em testes de inferência do MLPerf pela terceira vez consecutiva

A NVIDIA oferece os melhores resultados em inferência de IA utilizando x86 ou CPUs Arm, de acordo com benchmarks divulgados nesta quarta-feira, 22/9. É a terceira vez consecutiva que a NVIDIA bate recordes em desempenho e eficiência energética em testes de inferência do MLPerf, um grupo de benchmarking da indústria formado em maio de 2018.

Além disso, foi a primeira vez que os testes de categoria de data center são executados em um sistema baseado em Arm, dando aos usuários mais opções de como implantar a Inteligência Artificial (IA).

Pioneirismo nos testes

Os sistemas baseados na plataforma NVIDIA AI superaram todos os sete testes de desempenho de inferência na última rodada, com sistemas da NVIDIA e de nove dos parceiros de ecossistema, incluindo Alibaba, Dell Technologies, Fujitsu, GIGABYTE, Hewlett Packard Enterprise, Inspur, Lenovo, Nettrix e Supermicro. A companhia é a única a relatar os resultados de todos os testes MLPerf nesta e em todas as rodadas até o momento.

A inferência é o que acontece quando um computador executa um software de IA para reconhecer um objeto ou fazer uma previsão. É um processo que usa um modelo de deep learning para filtrar dados, encontrando resultados que nenhum ser humano poderia capturar.

Os benchmarks de inferência do MLPerf são baseados nas cargas de trabalho e cenários de IA mais populares da atualidade, abrangendo visão computacional, imagens médicas, processamento de linguagem natural, sistemas de recomendação, aprendizado por reforço etc. Portanto, quaisquer que sejam as aplicações de IA implantadas, os usuários podem definir seus próprios registros com a NVIDIA.

“É muito gratificante para nós perceber o quanto a divisão Enterprise da NVIDIA vem se destacando como líder em soluções para inteligência artificial em todo o mundo. Continuaremos inovando em outras plataformas que contribuirmos para diversos setores”, ressalta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Desempenho é importante

Modelos e conjuntos de dados de IA continuam a crescer à medida que os casos de uso da tecnologia se expandem do data center ao edge. É por isso que os usuários precisam de um desempenho que seja confiável e flexível para implantar. O MLPerf concede aos usuários a confiança para tomar decisões de compra informadas e é apoiado por dezenas de líderes da indústria, incluindo Alibaba, Arm, Baidu, Google, Intel e NVIDIA, portanto, os testes são transparentes e objetivos.

Além do desempenho, a NVIDIA mostrou liderança em eficiência energética, graças aos testes executados em seu portfólio de GPUs NVIDIA A100 Tensor Core, A30 e Jetson AGX Xavier.

Flexibilizando a Arm para a IA corporativa

A arquitetura Arm está avançando em data centers em todo o mundo, em parte graças à sua eficiência energética, aumento de desempenho e expansão do ecossistema de software.

Os benchmarks mais recentes mostram que, como uma plataforma acelerada por GPU, os servidores baseados em Arm que usam CPUs Ampere Altra oferecem desempenho quase igual a servidores baseados em x86 configurados de forma semelhante para trabalhos de inferência de IA. Na verdade, em um dos testes, o servidor baseado em Arm superou um sistema x86 semelhante.

A NVIDIA tem uma longa tradição de suporte a todas as arquiteturas de CPU, por isso a companhia está orgulhosa de ter ajudado a Arm a provar suas proezas de IA em um benchmark do setor revisado por pares.

“A Arm, como membro fundador da MLCommons, está comprometida com o processo de criação de padrões e benchmarks para melhor enfrentar os desafios e inspirar a inovação na indústria de computação acelerada”, afirma David Lecomber, diretor sênior de HPC e ferramentas da Arm.

“Os resultados de inferência mais recentes demonstram a prontidão dos sistemas baseados em Arm acionados por CPUs baseadas em Arm e GPUs da NVIDIA para lidar com uma ampla gama de cargas de trabalho de IA no data center”, acrescenta.

Parceiros mostram seus poderes de IA

A tecnologia de IA da NVIDIA é suportada por um grande e crescente ecossistema. Sete OEMs enviaram um total de 22 plataformas aceleradas por GPU nos últimos benchmarks. A maioria desses modelos de servidor é certificada pela NVIDIA, validada para executar uma ampla gama de cargas de trabalho aceleradas. Além disso, muitos deles suportam o NVIDIA AI Enterprise, software lançado oficialmente no mês passado.

Entre os parceiros participantes desta rodada estão a Dell Technologies, Fujitsu, Hewlett Packard Enterprise, Inspur, Lenovo, Nettrix e Supermicro, bem como o provedor de serviços no cloud Alibaba.

O poder do software

Um ingrediente chave para o sucesso da IA da NVIDIA em todos os casos de uso é o pacote completo de software. Para inferência, isso inclui modelos de inteligência articicial pré-treinados para uma ampla variedade de casos de uso. O Kit de Ferramentas NVIDIA TAO personaliza esses modelos para aplicações específicas usando o aprendizado por transferência.

O software NVIDIA TensorRT otimiza os modelos de IA para que realize melhor uso de memória e funcionem mais rápido. A empresa também utiliza rotineiramente para testes MLPerf e está disponível para sistemas baseados em x86 e Arm.

A empresa também incluiu o software para Servidor de Inferência NVIDIA Triton e o recurso de GPU Multi-Instância (MIG) nesses benchmarks. Eles oferecem a pessoas desenvolvedoras o tipo de desempenho que geralmente requer codificadores experientes. Graças a melhorias contínuas neste pacote de software, a NVIDIA obteve ganhos de até 20% em desempenho e 15% em eficiência de energia dos benchmarks de inferência MLPerf anteriores há apenas quatro meses.

Todo o software que a NVIDIA Enterprise utilizou nos últimos testes está disponível no repositório MLPerf, para que qualquer pessoa possa reproduzir os resultados de benchmark. A companhia também adiciona continuamente esse código em seus frameworks de deep learning e contêineres disponíveis no NGC, o hub de software para aplicações de GPU.

É parte de uma oferta do pacote completo de IA, com suporte para todas as principais arquiteturas de processador, comprovada nos mais recentes benchmarks do setor e disponível para lidar com tarefas reais de tecnologia.

Para saber mais sobre a plataforma de inferência NVIDIA, confira a visão geral da tecnologia nesse link.

Sobre a NVIDIA

A invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, estimulou o crescimento do mercado de games para PC e redefiniu a computação gráfica moderna, computação de alto desempenho e Inteligência Artificial. O trabalho pioneiro da empresa em computação acelerada e IA tem revolucionado setores de trilhões de dólares, como transporte, saúde e manufatura, enquanto incentiva o crescimento de muitos outros mercados. Saiba mais em http://nvidianews.nvidia.com/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto