Logo
Imprimir esta página

Portal Zap Imóveis propõe que clientes dispensem imobiliárias e corretores

O portal, recentemente comprado pela OLX, enviou a diversos proprietários de imóveis uma mensagem propondo que abandonem intermediários e economizem comissões, anunciando direto. Isso não seria terrível, se não fossem as imobiliárias e corretores os maiores clientes do ZAP.

“Sabe quanto você vai poupar vendendo seu apartamento sem precisar de intermediários?” Com esta pergunta – a princípio bastante instigante – o portal paulista Zap Imóveis, especializado em anunciar imóveis para venda e locação em todo o Brasil, resolveu iniciar um diálogo com centenas – talvez milhares – de donos de imóveis em todo o país (foto abaixo). O único problema é que….os maiores clientes da empresa são justamente esses intermediários.

Mensagem enviada a proprietários de imóveis pelo ZAP, portal que sobrevive dos anúncios das imobiliárias e construtoras.

O Zap é o maior portal imobiliário do país, e foi recentemente adquirido pelo Grupo OLX. Seus maiores clientes são justamente as corretoras e corretores de imóveis, que, quando devidamente licenciadas, são o caminho mais seguro para a aquisição de um imóvel. A compra de um imóvel costuma ser a mais importante transação comercial da vida do brasileiro médio, e mesmo a locação deve se cercar de cuidados que vão muito além de colocar um simples anúncio.

Com uma simples visita ao portal verifica-se que a maior parte de seus anúncios são de imobiliárias e corretores. É também verdade que, às vezes, o mesmo imóvel está disponível por preços diversos, em empresas diferentes. Mas mesmo isso demonstra que a principal clientela da empresa é o profissional do ramo imobiliário: em 5 minutos de busca, pudemos encontrar um apartamento (que tem, logicamente, um dono) anunciado por três preços e três empresas (foto).

Uma simples pesquisa mostra que a empresa não só tem mais anunciantes imobiliárias, como o mesmo imóvel chega a ser anunciado por três empresas, por preços completamente díspares. Neste caso, três empresas diferentes anunciam um único imóvel, para alugar. Uma pede 1.800, a outra pede 3.200, e a terceira, incríveis 4.500. Mas em suma o que se vê é que tem três pagando para anunciar o mesmo imóvel no Zap. Alguém poderia imaginar que a empresa teria interesse em manter seus melhores clientes felizes.

É assim inegável que os maiores ganhos da empresa devem vir de quem mais anuncia. E são elas, as imobiliárias, que no dia de hoje fizeram um quiprocó danado com o vazamento da informação de que um de seus principais parceiros de negócios demonstrou interesse em tirá-los da jogada. Pra o leitor ter uma idéia, a segunda imagem que ilustra esta reportagem chegou a ganhar o carimbo de Encaminhada com Frequênciado whatsapp. Isto só ocorre quando a circulação é de fato grande.

As queixas vêm de todos os lados. Todos os grupos de discussão do mercado imobiliário trataram do assunto, e com muita indignação. A empresa tentou esquivar-se; alguns de seus consultores disseram a clientes que “estavam averiguando o caso” e que “não tinham certeza da veracidade“.

Porém, fontes ligadas ao mais alto escalão do Zap garantem que não é fakenews. A empresa teria alegado a alguns de seus principais clientes que trata-se de uma ‘idéia infeliz’ e que não prosseguirá com esta abordagem. Inclusive, já teriam tirado o controverso anúncio do ar.

A “abordagem”, conhecida no mundo corporativo como backstabbing, seria como se uma granja contactasse os clientes de um supermercado que vende seus ovos, para que passassem a comprar os ovos diretamente, sem intermediário. Mas, com um detalhe: o corretor de imóveis ou imobiliária faz muito mais do que simplesmente anunciar o imóvel do cliente. Ele prepara o anúncio, analisa a documentação, anuncia o imóvel, prospecta possíveis clientes, faz uma espécie de seleção de clientes, leva os selecionados a diversas visitas ao imóvel, toca a negociação quando se interessam, promove o fechamento do negócio, verifica a documentação e certidões, e por fim acompanha a escritura, até a entrega das chaves. Por estes serviços – e não apenas pelo anúncio – é que o profissional recebe seus honorários.

É natural – e perfeitamente legal – que um proprietário, querendo e tendo tempo para as sucessivas visitas, atendimentos, e procedimentos que uma venda envolve, trabalhe diretamente seu imóvel. Porém, pode soar estranho que um portal que sobrevive da parceria com a classe dos profissionais imobiliários tenha a prática de desacreditar, desprezar e diminuir justamente o serviço que seus parceiros de negócio prestam. Além disso, pode ser até mesmo desonesto insinuar que simplesmente por colocar um anúncio direto num classificado online – um portal de imóveis não é nada além disso – o proprietário terá o mesmo resultado ou o mesmo trabalho que teria entregando seu imóvel a alguém especializado naquilo. Corretor de imóveis não é homem-sanduíche.

A estratégia de entrar num embate público com seus principais clientes não parece – a priori – ser uma grande diretriz para nenhum tipo de corporação ou empresa.

Segundo informações do CRECI-RJ, o COFECI, órgão federal da categoria dos corretores de imóveis, já teria notificado o portal de anúncios e autuado o Zap.

Em março de 2020, o Grupo OLX Brasil, que também já havia adquirido o famoso Balcão.com.br (editora Balcão) há alguns anos atrás, pagou R$ 2,9 bilhões pelo controle acionário do Grupo Zap Viva Real, marcando a saída do grupo Globo da organização. A Olx Brasil é uma joint venture entre a norueguesa Adevinta e a holandesa Prosus. Hoje o grupo Zap Viva Real recebe por volta de 28 milhões de visitas por mês em seus portais.

Nota Oficial do Grupo Zap sobre o assunto, enviada a todos os clientes na manhã de 16/09:

Uma situação infeliz que ocorreu ontem, em uma publicação da área de proprietários do ZAP.

Em nenhum momento, nós da OLXBR como nós consultores e parceiros temos QQ interesse em mudar nosso forma de trabalho e parceria.

Retiramos a calculadora do ar o mais rápido possível e reforçamos que estamos JUNTOS com vcs Imobiliárias e corretores para transformamos o mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto