Logo
Imprimir esta página

Plataforma base em BIM Autodesk reduz até 90% do tempo de aprovação de alvarás de construção em Salvador

A prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), está implantando uma plataforma para agilizar o processo de aprovação de projetos na cidade. Desenvolvida pela Torch Engenharia , a ferramenta, baseada em BIM, promete agilizar em 90% este processo.

Intitulada "Metropolis Solutions", a ideia é desburocratizar o processo e com isso beneficiar tanto empresas de construção, quanto a pessoa física e a cidade.

De acordo com Jealva Fonseca, Gerente de Desenvolvimento Urbano da Sedur, o maior questionamento das empresas de construção era o tempo de liberação dos alvarás, especialmente os de grandes obras, que levava em média de 12 a 14 meses. Com a implantação do BIM, a expectativa é reduzir o tempo para entre 3 e 4 meses.

"Começamos a pensar como tornar esse processo mais inteligente e pensamos em um sistema integrado com a modelagem BIM, de forma a automatizar a análise levando em conta os detalhes técnicos e jurídicos", explica Jealva.

A plataforma permite que os profissionais soteropolitanos do setor de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) possam projetar tendo acesso à informação sobre os parâmetros do município, por meio da informação detalhada que o BIM proporciona.

"Com isso, há uma otimização do fluxo de informação e o prazo para aprovação de alvarás é reduzido em até 86%", afirma Ricardo Torreão, responsável pelo desenvolvimento da plataforma pela Torch Engenharia.

Outra facilidade da plataforma é que há uma pré-checagem automática das informações cadastradas, como há no sistema de Imposto de Renda, impedindo que o projeto seja enviado para aprovação caso haja alguma informação incorreta ou faltante.

"Nosso objetivo é um dia extinguir a planta impressa nesse processo. E esse foi um passo muito importante para que isso vire realidade", afirma Jealva.

"O custo para implantar uma plataforma como essa é muito baixo se comparado ao retorno de investimento que proporciona", disse Ricardo.

A plataforma é totalmente replicável, bastando ajustes de detalhes e peculiaridades de cada município. Prefeituras de várias regiões do país manifestaram interesse e estão em avançado processo para contratação. Vale ressaltar que a solução pode atender a cidades de qualquer parte do mundo.

"Esta é uma maneira de mostrar o quanto o BIM e as soluções Autodesk podem afetar positiva e diretamente a população. Nossa tecnologia pode fazer toda a diferença e tornar o processo, em grandes ou pequenas obras, mais fácil, mais rápido e menos burocrático", afirma Ricardo Bianca, especialista técnico sênior da Autodesk Brasil.

Sobre a Autodesk

Autodesk faz software para as pessoas que criam coisas. Se você já dirigiu um carro de alto desempenho, admirou arranha-céus imponentes, usou um smartphone ou assistiu a um bom filme com efeitos visuais, significa que você já experimentou o que milhões de clientes da Autodesk estão fazendo com o nosso software. A Autodesk lhe dá o poder de fazer qualquer coisa.

Para mais informações, visite autodesk.com ou siga @autodesk.

Autodesk, the Autodesk logo, Autodesk AEC Collection, Revit e Navisworks are registered trademarks or trademarks of Autodesk, Inc., and/or its subsidiaries and/or affiliates in the USA and/or other countries. All other brand names, product names, or trademarks belong to their respective holders. Autodesk reserves the right to alter product and services offerings, and specifications and pricing at any time without notice, and is not responsible for typographical or graphical errors that may appear in this document.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto