Logo
Imprimir esta página

Iphan disponibiliza protocolo digital para todo Brasil

O Sistema de Protocolo Digital do Governo Federal foi adotado pelo Instituto no início de agosto

Protocolar documentos no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ficou mais fácil e rápido. O Instituto adotou, no início do mês de agosto, o Sistema de Protocolo Digital do Governo Federal.

O serviço de protocolo digital está disponível no site do Iphan, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo. “Protocolar um documento no Iphan agora ficou mais acessível para a sociedade. De qualquer lugar do país, você pode encaminhar um requerimento por meio do serviço online, com economia de tempo e recursos financeiros”, explicou a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.

A disponibilização do protocolo digital é uma das metas do Planejamento Estratégico do Iphan para o ano de 2021 com o objetivo de otimizar e simplificar a gestão de processos na autarquia, por meio da inovação e modernização dos procedimentos.

Como o Protocolo Digital funcionará no domínio gov.br, as protocolizações podem ser consultadas pelo próprio cidadão no portal e os recibos são enviados automaticamente por e-mail. O cadastro no portal é simples e rápido, e uma conta gov.br garante o acesso a todos os serviços digitais do governo federal.

Sistema de Protocolo Digital

Ao aderir ao Sistema de Protocolo Digital do Governo Federal, órgãos e entidades públicas não precisam instalar nenhum sistema ou módulo para utilizá-lo. Existe uma instalação única e centralizada no Ministério da Economia e as instituições que aderirem precisarão apenas realizar a integração da ferramenta com o seu sistema de processo eletrônico, o que gera economia de tempo de recursos da administração pública.

Outro diferencial é a possibilidade dessas instituições analisarem as demandas e responderem para o cidadão diretamente por meio da ferramenta, o que permite a adoção do Protocolo Digital até mesmo pelos órgãos que ainda não possuem sistema de processo eletrônico instalado. Um benefício adicional será o fim da necessidade de digitalizar documentos protocolados, incluir em seus sistemas eletrônicos e armazenar as vias físicas por longos períodos.

No Iphan, após o envio do requerimento via protocolo digital, automaticamente, é gerado um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos da administração pública.

Para acessar o protocolo digital do Iphan, acesse o site Gov.br/Iphan, clique no botão menu, depois em serviços. Por último, clique em protocolo digital do Iphan. Para deixar ainda mais fácil, o Iphan preparou vídeo tutorial com o passo a passo para utilizar o serviço e acompanhar demandas em andamento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto