Logo
Imprimir esta página

Cidades inteligentes as-a-service: como fornecer evolução urbana dentro do orçamento

Por Sahem Azzam, vice-presidente para o Oriente Médio e África na Orange Business Services

As cidades inteligentes são cada vez mais importantes, à medida que o mundo emerge das mais recentes dirupções. Pessoas vivendo sob restrições experimentaram novos e diferentes níveis de isolamento e falta de conexão. Conforme o mundo se recupera, as cidades inteligentes que integram ambientes físicos e digitais podem ser os centros resilientes que as pessoas precisam. Mas, como entregá-las com orçamentos mais apertados?

A ONU estima que mais de dois terços da população mundial viverá em cidades até 2050, e o IDC previu que, até o final de 2021, os gastos com cidades inteligentes vão ultrapassar US$ 130 bilhões. No futuro, pode existir uma demanda ainda maior de pessoas que migram para cidades com ainda mais rapidez para aproveitar os serviços de tecnologia, saúde e qualidade de vida melhor.

Como as cidades estão evoluindo?

As cidades inteligentes evoluíram rapidamente nas últimas duas décadas. No início, os projetos de cidades inteligentes focavam em infraestrutura, como banda larga super-rápida que revolucionaria a mobilidade, transporte, varejo, saúde e educação. A próxima iteração de cidades focou principalmente em soluções e arquiteturas, enquanto a abordagem atual está direcionada aos dados. Big data e análise preditiva impulsionam projetos de cidades inteligentes agora, conforme as cidades geram vastas gamas de dados que podem melhorar continuamente os serviços para residentes e visitantes.

Essa abordagem também prevê uma mudança no modelo de negócios. Com as populações das cidades definidas para continuar crescendo e os orçamentos sendo limitados, o modelo “as-a-service” (como serviço, em português) torna-se mais atraente e prático. Uma abordagem de cidade inteligente as-a-service (SCaaS) elimina o investimento capex inicial e oferece serviço de próxima geração para escalar com economia.

Cidade como motor e ecossistema de inovação

As cidades inteligentes devem evoluir e crescer organicamente, sem serem sufocadas ou limitadas por restrições orçamentárias. Vejo as cidades inteligentes não apenas como motores de inovação, mas também como ecossistemas que potencializam a inteligência coletiva. Precisamos estimular novas ideias, a inovação deve se tornar um processo contínuo do qual todos na cidade se beneficiam.

A própria cidade inteligente e o modelo as-a-service têm objetivos específicos em comum: ambos são projetados em torno da eficácia, eficiência e da sustentabilidade. Mas, a necessidade desses centros serem capazes de evoluir dentro de um orçamento e inovar enquanto permanecem eficientes, pode exigir um pensamento diferente no futuro. Ao se livrar dos silos, você pode agilizar o gerenciamento operacional. Trazer um parceiro as-a-service ajuda a fazer isso enquanto reduz o custo total de propriedade. O SCaaS também ajuda a reduzir o risco em seu projeto de cidade inteligente, podendo introduzir novos serviços rapidamente e seu parceiro avaliando o impacto em sua rede e operações, e fazendo as alterações necessárias.

Há também o benefício do modelo as-a-service que ajuda as cidades inteligentes a redefinirem os limites dentro da organização geral. Em vez de ter várias funções da cidade operando em silos, as cidades inteligentes podem usar modelos as-a-service para configurá-los como uma coleção de serviços horizontais, que estão disponíveis e são compartilhados por toda a cidade. O compartilhamento de dados entre os departamentos de gerenciamento de tráfego, saúde ambiental e segurança aumentaria a oferta geral da cidade, por exemplo.

Agilidade é outro benefício geral: em seu Flexible Consumption Models Study, a Deloitte descobriu que 75% das organizações disseram que os modelos as-a-service tornam mais fácil e rápido a introdução de novas soluções. E 70% disseram que isso permite usar ferramentas tecnológicas que, de outra forma, iriam considerar muito caras para pagar. Isso também se aplica a cidades inteligentes.

Qual é o caminho para a transformação mais eficaz de uma cidade inteligente?

Selecionar o ecossistema certo de parceiros é um passo significativo em direção a um modelo as-a-service para uma cidade inteligente. A Orange Business Services do Oriente Médio trabalhou em vários projetos importantes de cidades inteligentes e os apoia com nosso ecossistema de inovação regional. Ele desempenha um papel vital ao permitir a inovação contínua no espaço da cidade inteligente.

Essa região é o lar de inúmeras inovações e iniciativas de cidades inteligentes que estão avançando. Em The Rise of Smart Cities – Digital Transformation in the Public Sector, a KPMG previu que o mercado de cidades inteligentes em EMEA dobrará de valor de U$ 1,3 bilhão em 2018 para U$ 2,7 bilhões em 2022. Uma abordagem SCaaS pode ser indispensável para ajudar a garantir que os projetos do Médio Oriente permaneçam dentro do orçamento, bem administrados e prontos para lidar com qualquer interrupção possível que o futuro possa trazer.

Sobre a Orange Business Services

A Orange Business Services é uma empresa de serviços digitais, originalmente operadora de redes, e a divisão corporativa global do Grupo Orange. Ela conecta, protege e inova com empresas de todo o mundo, para apoiar o crescimento sustentável dos negócios. Aproveitando sua experiência em conectividade e integração de sistemas em toda a cadeia digital, a Orange Business Services está preparada para oferecer suporte a negócios globais, com soluções como redes definidas por software, serviços multicloud, gestão de dados e IA, serviços de mobilidade inteligente e segurança cibernética. Isso agrega segurança às empresas em todos os estágios do ciclo de vida dos dados, de ponta a ponta, desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento à análise e compartilhamento.

Com as empresas buscando cada vez mais inovação, a Orange Business Services coloca seus clientes no centro de um ecossistema colaborativo e aberto. Isso inclui seus 27.000 funcionários, os ativos e a experiência do Grupo Orange, seus parceiros de tecnologia e negócios, além de um conjunto de startups cuidadosamente selecionadas. Mais de 3.000 empresas multinacionais, bem como dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França, confiam nos serviços da Orange Business Services.

A Orange é uma das principais operadoras de telecomunicações do mundo, com receita de 42 bilhões de euros em 2019 e 253 milhões de clientes em todo o mundo, em 30 de junho de 2020. A Orange está listada na Euronext Paris (ORA) e na Bolsa de Valores de Nova York (ORAN). Em dezembro de 2019, a Orange apresentou seu novo plano estratégico "Engage 2025", orientado pela responsabilidade social e ambiental. Acelerando em áreas de inovação, como serviços B2B, dados e Inteligência Artificial, o Grupo Orange se posiciona como um empregador atraente e responsável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto