Logo
Imprimir esta página

Parque Tecnológico São José dos Campos, Claro, Embratel e Ericsson firmam acordo para fomento de pesquisa e desenvolvimento de soluções 5G

• Parceria, que também inclui participação estratégica do beOn Claro (hub de inovação da Claro), prevê a criação de um ambiente de desenvolvimento e testes no Parque Tecnológico SJC para viabilizar a oferta de soluções 5G e IoT para diferentes segmentos do mercado corporativo

• Objetivo é atrair empresas e instituições científicas e tecnológicas associadas ou não ao Parque e que estejam interessadas em participar desse ecossistema de cocriação que será montado na cidade

• Com a novidade, São José dos Campos tem potencial de se tornar uma das primeiras cidades 5G do País

A Claro, a Embratel, a Ericsson e o Parque Tecnológico São José dos Campos acabam de firmar um acordo de cooperação para desenvolver, validar e testar soluções que envolvam 5G, Internet das Coisas (IoT) e IoT-Mobile (IoT-M) e que atendam às necessidades do mercado corporativo, principalmente dos segmentos de Indústria 4.0, Agronegócio, Saúde, Smart City e Educação. O objetivo da parceria - que conta também com participação estratégica do beON Claro (hub de inovação da Claro) - é identificar empresas e instituições científicas e tecnológicas associadas ou não ao Parque Tecnológico e que tenham interesse em cocriar para endereçar necessidades reais dos seus negócios e clientes.

De acordo com as companhias, será instalado dentro do Parque um ambiente de teste e desenvolvimento. Esse ambiente rodará na frequência 3,5GHz, usando 5G Standalone, a partir de licença científica concedida pela Anatel à Claro, para fins de uso experimental. Toda a infraestrutura 5G que será instalada no Parque será fornecida pela Ericsson, incluindo equipamentos de acesso móvel (RAN), tais como rádios, antenas e basebands para instalação nas ERBs da Claro, de forma a viabilizar a implementação desse ambiente de teste e desenvolvimento com conectividade. A Ericsson será igualmente responsável pela entrega da solução de Core 5G desta rede e irá apoiar e testar as soluções criadas em conjunto com o Parque Tecnológico São José dos Campos, a Claro e as empresas participantes da iniciativa.

Além disso, a Embratel agregará todo o seu conhecimento estratégico do mercado corporativo, segmento no qual é líder e atua há mais de 50 anos. A Embratel realizará a integração das tecnologias desenvolvidas e ofertará as soluções para levar evolução digital aos mais diversos segmentos da economia, que terão inúmeros benefícios em suas operações por meio de inovações, baseadas em redes de última geração, como 5G, IoT-M e NB-IoT. A Embratel ainda atuará na avaliação e atração, junto ao Parque Tecnológico, de novas parcerias estratégicas com importantes companhias e startups para fazerem parte do projeto.

Por fim, o Parque Tecnológico terá o papel de fomentar a colaboração, mediante o envolvimento das empresas consolidadas e startups instaladas em sua estrutura, permitindo acesso àquelas que queiram compartilhar informações sobre seus processos produtivos e realizar testes ou projetos de P&D&I na estrutura de testes e desenvolvimento que será montada. Ele também fornecerá à Claro, à Embratel e à Ericsson, acesso ao seu hub de inovação, aproximando as companhias de startups, empresas, investidores e instituições de ensino e pesquisa, vinculados a programas de aceleração e incubação, bem como a programas de inovação aberta e conexão entre o ecossistema.

De acordo com Marcelo Nunes, diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, o projeto vem ao encontro de um dos principais pilares da instituição: a criação de conexões entre suas empresas e o mercado. O Parque é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil e conta com mais de 300 empresas e instituições de todos os portes vinculadas a programas que estimulam o desenvolvimento de negócios, parcerias e oportunidades. "Ter a Ericsson e a Claro e a Embratel envolvidas conosco na pesquisa e no desenvolvimento de inovações relacionadas ao 5G é algo extremamente estratégico e ajudará os nossos associados a criarem novas soluções e produtos que atendam às necessidades dos seus clientes e a endereçarem questões importantes dos seus negócios", enfatiza o executivo.

São José dos Campos é uma cidade que está no foco de prioridade da Ericsson. A empresa mantém na cidade, há mais de 65 anos, uma fábrica de alta tecnologia - uma das quatro que a companhia mantém no mundo e a mais antiga em operação ininterrupta, onde são produzidas soluções que atendem não apenas o mercado brasileiro, mas também outros países da América Latina. Em março, a companhia inaugurou nessa fábrica a primeira linha de fabricação de 5G da América Latina e do hemisfério Sul. "São José é uma região estratégica para nós e queremos ajudá-la a se tornar uma das primeiras cidades verdadeiramente 5G do País. Ali, há empresas extremamente importantes, sólidas, que poderão se beneficiar fortemente dessa nova tecnologia. Queremos protagonizar esse movimento na região", reforça Tiago Machado, Vice-Presidente de Negócios da Ericsson .

O Parque Tecnológico tem o ambiente ideal para fomentar iniciativas voltadas à Inovação Aberta, um dos pilares que tem norteado as ações da Claro, principalmente em relação ao 5G. "O intercâmbio de experiências proporcionado pela parceria da Claro e da Embratel com a Ericsson e o Parque Tecnológico nos permitirá criar soluções disruptivas, identificar novos mercados e fomentar a inovação a partir das novas redes, novos sensores e da computação de borda, descobrindo oportunidades e identificando necessidades que ainda não conhecemos", destaca Rodrigo Duclos, Diretor do beOn Claro, o hub de inovação da Claro. "O Parque Tecnológico reúne a academia, startups, grandes empresas e os profissionais com ambição de inovar, o que o torna um celeiro de ideias e oportunidades. Queremos nos conectar a esses atores e gerar produtos e serviços que possam ser desenvolvidos, testados e escalados de forma que tenham potencial de, no futuro, integrar o nosso portfólio servindo os nossos clientes de vídeo, banda-larga e celular, além do mercado corporativo", finaliza o executivo.

Segundo Adriano Rosa, Diretor-Executivo da Embratel, a parceria anunciada hoje resulta em um importante espaço para a inovação, com investimentos em novas tecnologias e diversas oportunidades de aplicação de inovações para apoiar o mercado corporativo na sua jornada de crescimento na nova economia digital. "A Embratel é um integrador de soluções digitais e habilitador de inovações para o mercado empresarial e Governo. Acreditamos que o 5G e o IoT são fundamentais para o futuro dos negócios e irão impulsionar como nunca a economia no Brasil nos próximos anos. As soluções concebidas no Parque Tecnológico serão utilizadas no mercado para levar as empresas, Governos e suas operações a um novo patamar de digitalização e resultados", diz.

Sobre a Claro

A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.200 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. Foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil, inclusive o 4.5G, que permite navegar 10x mais rápido que a rede 4G tradicional, e também na implantação do 5G DSS que, por meio de um recurso de compartilhamento de frequências que permite a utilização do espectro atual já alocado, oferece conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional. É líder em velocidade de conexão, tanto no celular como na banda larga residencial, com ultravelocidades. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países, na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.

Sobre a Embratel

A Embratel é um dos principais fornecedores de serviços de TI e Telecom do Brasil. Como Digital Service Enabler e líder em telecomunicações com sua infraestrutura de alto nível, promove a transformação digital de companhias de todos os segmentos. A Embratel fornece soluções como Cloud Computing, Data Center, Segurança, Internet das Coisas, Professional Services, Conectividade e Colaboração, Omnichannel, Automação Robótica de Processos, transmissão de dados, vídeo, Internet, telefonia celular e fixa corporativa, longa distância nacional e internacional, além de uma série de outras soluções para apoiar o mercado empresarial na sua jornada de crescimento na nova economia digital. Atuando no desenvolvimento, implementação e gestão de soluções convergentes, a Embratel é amplamente reconhecida pela entrega de serviços de excelência com foco na experiência dos clientes. A Embratel faz parte da Claro e mais informações estão disponíveis no site https://www.embratel.com.br

Sobre a Ericsson

Fundada em 1876 em Estocolmo, Suécia, e presente há 97 anos no Brasil, a Ericsson é protagonista nos principais saltos tecnológicos registrados no País e no mundo, sendo referência em tecnologia, comunicações, hardware, software e serviços. É reconhecida mundialmente como líder em plataformas digitais e em redes móveis, não só na construção e na infraestrutura, mas na relevância delas para a sociedade e para a economia dos países em que atua, com uma reputação construída sobre a competência técnica e sua capacidade de inovação. Desde o início de sua operação local, assumiu papel de liderança no setor de telecomunicações no mercado brasileiro, o que se repete para o setor de infraestrutura para redes. É líder no 2G, 3G, 4G no Brasil e também será no 5G. Em novembro de 2019, a Ericsson anunciou um investimento de R﹩ 1 bilhão para o período de 2020 a 2025 em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de 5G no Brasil. E, no último dia 19/3, inaugurou a primeira linha de produção de radios 5G que vai atender a demanda do País e de toda a América Latina. Visite https://www.ericsson.com

Sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos

O Parque Tecnológico São José dos Campos foi criado em 2006 e é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil. Tem a missão de promover ciência, tecnologia, inovação e o empreendedorismo, visando ao desenvolvimento competitivo e sustentável das empresas e instituições vinculadas. Ocupa uma área de 188 mil m², onde estão instaladas 152 empresas, 5 institutos de ciência e tecnologia e 10 institutos de ensino e pesquisa. Seus programas de estímulo ao empreendedorismo e competitividade conectam mais de 150 empresas de todo o país ao seu ambiente. Saiba mais em https://www.pqtec.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto