Logo
Imprimir esta página

ESET alerta: Cibercriminosos podem estar de olho nas Olimpíadas de Tóquio

Agentes maliciosos podem usar a importância do evento para ataques como ransomware, phishing ou DDoS na tentativa de aumentar sua notoriedade ou ganhar dinheiro Agentes maliciosos podem usar a importância do evento para ataques como ransomware, phishing ou DDoS na tentativa de aumentar sua notoriedade ou ganhar dinheiro

A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, repercute um aviso emitido pelo FBI sobre ameaças que podem tentar interromper os Jogos Olímpicos de Tóquio. O alerta menciona que os cibercriminosos podem usar várias técnicas, como negação de serviço distribuída (DDoS), ransomware ou ataques de engenharia social para afetar usuários que estejam ligados às Olimpíadas, realizadas ao longo do mês de julho, no Japão.

Por enquanto, não há sinais de ataque ao popular evento esportivo. "O FBI não tem conhecimento de nenhuma ameaça cibernética específica contra as Olimpíadas, mas incentiva os parceiros a permanecerem vigilantes e manterem as melhores práticas em seus ambientes digitais e de rede", disse o FBI, no comunicado.

O escritório do órgão de segurança observou que eventos populares em grande escala atraem vários tipos de cibercriminosos, permitindo-lhes perseguir diferentes agendas, que vão desde ganhar dinheiro e aumentar sua notoriedade até causar grandes confusões.

A 32ª edição dos Jogos Olímpicos pode ser especialmente atraente para os cibercriminosos, pois devido à pandemia de COVID-19, os espectadores estão, em grande parte, fora dos locais do evento, que só é visto por meio de plataformas de streaming ou exibição na TV e digital.

O FBI compartilhou conselhos sobre como os provedores de serviços poderiam mitigar os riscos de tais ataques. Isso inclui a criação e estabelecimento de planos de continuidade de negócios para reduzir as chances de interrupções do serviço em caso de um ataque e o monitoramento regular das redes e a aplicação das melhores práticas, uma vez que uma parte substancial da força de trabalho fez a transição para ambientes de trabalho remotos e emprega o uso de redes privadas virtuais.

Quanto aos usuários que desejam desfrutar das transmissões do evento, a ESET alerta sobre os perigos existentes e como os cibercriminosos aproveitam os eventos massivos para espalhar seus ataques. Portanto, a seguir, a ESET elenca algumas dicas para você se proteger contra esses tipos de ameaças:

- Sempre acesse as transmissões oficiais: uma regra de ouro na Internet é navegar por sites que sejam autênticos e aprovados por uma organização reconhecida. Sempre que o usuário quiser assistir a um evento ao vivo, deve consultar se há transmissão no site oficial do evento. Cada vez mais organizações oferecem transmissões de muito boa qualidade e de forma gratuita. É importante tentar evitar buscas na web com palavras como "online" e "grátis" já que os resultados que serão obtidos podem levar a diferentes tipos de sites, desde aqueles que buscam apenas obter cliques até os que não contêm nenhuma transmissão real.

- Tenha uma solução de segurança instalada: nem sempre é suficiente ter cuidado ao navegar, por isso, é necessário ter um backup com uma solução de segurança que proteja todos os dispositivos e seus sistemas contra ataques que podem ocorrer simplesmente pela visita a um site infectado.

- Mantenha o navegador e seus complementos atualizados: é fundamental ter sempre as versões mais recentes dos diversos aplicativos usados. As atualizações corrigem problemas de segurança e, se o usuário não as tiver instaladas, esses problemas estarão presentes em seu computador. No entanto, é necessário observar que alguns sites maliciosos tentam induzir os usuários a baixar atualizações de segurança falsas que, na verdade, consistem em malware. Portanto, cada um desses complementos, assim como o navegador, deve ser sempre atualizado a partir dos sites oficiais ou por meio de suas ferramentas de atualização automática.

- Evite transmissões de sites inseguros: podem ser encontrados muitos blogs criados exclusivamente com o objetivo de transmitir eventos de diversos tipos, geralmente de natureza esportiva. De fato, é comum que se for feita uma busca na web para a transmissão de um evento, grande parte dos resultados direcione o usuário para blogs com streaming. Se o usuário não estiver protegido, às vezes pode ser infectado simplesmente visitando a página comprometida, mesmo que não clique ou interaja com nenhum elemento.

Para saber mais sobre segurança da informação, acesse o portal de notícias da ESET: https://www.welivesecurity.com/br/

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto