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Implementação do SAP S/4HANA somada ao GMO resulta na transformação digital e organizacional da Lavoro

Gestão de mudanças foi feita pela Gateware em nove empresas do segmento de distribuição de insumos agrícolas

Desde 2020, os desafios de implementar um ERP transcenderam questões técnicas e de mudança organizacional já conhecidos, pois a preparação e estruturação da equipe de projeto em um cenário de distanciamento social surgiu como novo fator crítico e limitante. A maioria das atividades no Projeto SAP Raiz da Lavoro foi iniciada remotamente e migrou para o formato presencial, com parte da equipe no híbrido, revezando entre presencial e remoto; enfim, todos tiveram que se adaptar, equipe de projeto e áreas de negócio. A pandemia trouxe mudanças significativas e, em um curto prazo de tempo, a forma de gerir o projeto, as interações com a organização e seus colaboradores precisaram ser reinventadas.

De acordo com o gerente de mudanças da Gateware, Ariel Kollross, que esteve à frente da Gestão de Mudanças (GMO) na Lavoro, a prontidão para a mudança exige ajustes e maior disciplina operacional dos colaboradores, que conviviam com processos mais informais. “Estamos passando por um salto de progresso e transformação organizacional, o que deve levar a um novo mindset digital. Os projetos SAP refletem diretamente na transformação organizacional e cultural das empresas, e, no caso da Lavoro, tínhamos uma implementação desafiadora do sistema SAP S/4HANA, o cronograma final resultou em 10 meses até o go live para um grupo de nove empresas do segmento de distribuição de insumos agrícolas, com mais de 120 filiais e 1 mil usuários finais capacitados entre SAP e Salesforce”, relata.

O go live foi realizado em 5 de julho com sucesso e consolidou alterações profundas de políticas comerciais, com novas regras de negócio e padronizações em procedimentos operacionais que tinham como objetivo controlar os processos core do grupo, elevando o padrão de qualidade da informação, por meio da consolidação em uma única base de dados.

Segundo Kollross, além da implementação do SAP S/4HANA, que incluiu o módulo de ACM para a gestão de commodities com melhorias de alta complexidade para o controle do processo Barter, também foram realizadas integrações com outros sistemas especialistas, entre eles, o Salesforce, este último implementado em apenas três meses já integrado ao SAP para a equipe de vendas. “Para o GMO, o principal pilar foi preparar e motivar a equipe de key users para assumir o desafio e período de alta concentração de atividades, que vem somado à pressão final para a entrega da validação das soluções, preparação do material e execução dos treinamentos para multiplicadores e usuários finais. Essa capacitação dos usuários foi realizada parcialmente no formato presencial para os multiplicadores, áreas corporativas e Centro de Serviço Compartilhado, porém o grande volume de usuários que estavam concentrados nas equipes comerciais e operações nas filiais no modo remoto”, contextualiza o gerente.

Ele ainda acrescenta que o maior desafio para o GMO estava relacionado ao engajamento e prontidão das equipes das filiais de vendas, uma vez que o salto de transformação digital e formalização do registro das informações trariam grande impacto cultural para as equipes. “Mas, mesmo diante das dificuldades do dia a dia, uma comunicação assertiva e engajamento das lideranças proporcionaram uma visão positiva da mudança, com superação das barreiras, que incluíam resistência às mudanças – inevitáveis para qualquer negócio que necessita de bases sólidas para crescer e agregar valor ao cliente que, no caso da Lavoro, é o produtor rural”, esclarece.

Engajamento da equipe reflete na adoção efetiva de novas tecnologias

O gerente de mudanças da Gateware faz uma analogia sobre a importância das pessoas nos projetos de tecnologia e transformação digital: “assim como as leis precisam ser respeitadas e cumpridas, as soluções tecnológicas necessitam do engajamento das pessoas que fazem parte do negócio. É a equipe que ajusta os processos e adota positivamente a transformação digital, como fator de promoção profissional e alavancagem de melhoria para a empresa. A implementação de novos projetos requer comprometimento e disciplina. Caso contrário, a tecnologia pode acabar em desuso ou até ser rejeitada. Nesse sentido, o engajamento de todos os níveis da gestão e alinhamento de expectativas, começando pelo Sponsor do Projeto, passando pela Diretoria e média gerência até sensibilizar o usuário final é pilar fundamental na adoção das novas tecnologias e transformação organizacional”, finaliza.

Para Dannia Guedes, diretora responsável pela área de infraestrutura, tecnologia e centro de serviços compartilhados da Lavoro, a realização desse projeto era prioridade. Contou com um time parceiro, envolvido e focado em proporcionar a transformação necessária para a empresa. “A entrega foi maior do que imaginávamos e um marco construído pelas pessoas que fazem o dia a dia da Lavoro. É inacreditável como a equipe se engajou, e o que sempre digo é: quem conhece o sistema são as pessoas que trabalham nele, e cada uma precisa ser valorizada. Nesse sentido, o GMO foi essencial”, acrescenta.

Ainda segundo Dannia, o time focado em olhar para as mudanças e novos procedimentos fez a diferença em todo o processo. “Recomeçamos não só com um novo sistema, mas com a certeza de que estamos em transformação. É claro que os desafios existiram, mas eles trouxeram aprendizados para os novos projetos que surgirão. Esse é o início de uma evolução que busca melhorias constantes e tem pessoas engajadas no centro”, completa.

Sobre a empresa – Focada em tecnologia e inovação, a Gateware foi fundada em 2000. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente, possui 80 funcionários e atua em quatro suites: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças), GW Outsourcing (Alocação e Hunting de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma). Seu mais novo produto é o app LivID, que foi desenvolvido pela Bexpo, startup recém-adquirida pela provedora de soluções em tecnologia.


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