Logo
Imprimir esta página

O Potencial de uma nova Conectividade para criar a Inteligência Artificial do futuro

Quando o 5G, o WiFi6 e o uso de fibra ótica atingirem um nível de sincronia operacional capaz de gerar sinergias aplicáveis na indústria das telecomunicações, presenciaremos uma mudança radical nos paradigmas estabelecidos, através dos quais hoje damos sentido à nossa relação entre seres humanos e tecnologia.

Inteligências artificiais criam um idioma que não podemos entender. Esta foi uma das manchetes que em 2017 chamou a atenção por sua particularidade alarmante. Duas inteligências artificiais dedicadas à negociação automática, desenhadas pelo Facebook, interagiram até o ponto de criar uma linguagem que a princípio parecia ininteligível para os humanos, mas que de fato chegava a conclusões. Que disseram? Certamente, nada que causasse preocupação. No entanto, ambas foram desconectadas.

Mas, será que sempre poderemos desconectá-las?

Provavelmente não; na verdade, se enfrentássemos uma situação deste tipo, seria recomendável nos perguntarmos como podemos juntar esta inteligência artificial à essência do que nos torna humanos, para assim obter o melhor de ambas em benefício da humanidade.

Estamos próximos de experimentar um salto qualitativo no que diz respeito às tecnologias que utilizamos para realizar nossas conexões digitais. O que está começando a ser uma realidade fixará uma nova fronteira no que diz respeito à velocidade, robustez e multiplicidade.

A primeira tecnologia que está se destacando no que diz respeito à conectividade é o 5G. Ao permitir uma diminuição na latência, de 100 milissegundos com 4G para menos de 5 milissegundos com 5G, os processos e aplicações que se desenvolvem em tempo real, efetivamente são um feito. Some-se a isto uma velocidade maior na transferência de dados, 10 vezes mais rápida do que com 4G, e uma capacidade 100 vezes maior para conectar dispositivos, em comparação com as redes atuais.

Complementando o 5G, as clássicas redes WiFi experimentarão sua própria revolução graças ao novo padrão WiFi 6.

Ainda que a velocidade de download devesse aumentar pelo menos três vezes, o principal avanço de WiFi 6 será sua maior capacidade de fornecer uma conexão eficiente e sustentável a um número muito superior de dispositivos simultaneamente, o que permitiria satisfazer as novas e mais complexas exigências de IoT e automatização dos ambientes residenciais e corporativos.

Juntamente com ambas as tecnologias, o uso de fibra ótica na infraestrutura de telecomunicações, desde a Operadora até a casa do usuário, permitirá o acesso prático a todo o potencial de 5G e WiFi 6.

Entretanto, no momento em que ambas atinjam um nível de sincronia operacional capaz de gerar sinergias aplicáveis na indústria de telecomunicações, tecnologias como Edge Computing, Internet das Coisas (IoT), Nuvem Distribuída e Hiperautomatização, que hoje são tendências emergentes, mostrarão progressos em sua maturidade, inclusive experimentando saltos qualitativos que afetarão diretamente as soluções disruptivas como Blockchain, Machine Learning e Inteligência Artificial, mudando a partir da base os paradigmas estabelecidos, através dos quais hoje damos sentido à nossa relação, como seres humanos, com a tecnologia.

No entanto, se na ausência destes progressos, em 2017 duas IA foram capazes de interagir de forma inesperada, gerando algo similar ao raciocínio e ao livre arbítrio, é de se esperar que este tipo de interação de genuína Inteligência Artificial amadureça em complexidade e profundidade no curto prazo, o que permitirá ao ser humano contar com um número ilimitado de novas possibilidades para seu benefício, e o da humanidade em conjunto.

Neste ponto, a complementariedade entre a inteligência humana e a artificial permitiria, se não resolver, pelo menos aumentar drasticamente as probabilidades de conseguir soluções a problemas econômicos, ambientais e sociais que até o momento, a capacidade intelectual biológica não conseguiu por si só.

Autor:
Ramiro Herrera
Diretor de Carriers, Lumen, Chile
Ramiro Herrera possui MBA Internacional / Master em Transformação Digital e Indústria 4.0, da Escola de Negócios Formato Educativo da Universidade de Cádiz, Espanha. Conta com forte experiência em Tecnologia da Informação e Internet e diversos cursos de pós-graduação em liderança, administração e estratégia de negócios. Dedicou toda sua trajetória profissional ao setor de Telecomunicações e TI nacional e internacionalmente. Há mais de 2 décadas atua como Diretor de Tecnologias Avançadas, Diretor de Produtos, e atualmente como Diretor de Vendas para provedores wholesale; cargo em que atualmente lidera relações com grandes operadoras de telecomunicações na América Latina

Sobre a Lumen

A Lumen é guiada por nossa crença de que a humanidade está em sua melhor forma quando a tecnologia promove a maneira como vivemos e trabalhamos. Com aproximadamente 720.000 km de rotas de fibra e atendendo clientes em mais de 60 países, entregamos uma plataforma rápida e segura para aplicações e dados, para ajudar empresas, governos e comunidades a fornecer experiências surpreendentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto