Logo
Imprimir esta página

Solução desenvolvida pelo CPQD e wconnect cria carteira digital para prescrições médicas

Baseada em tecnologia blockchain, solução Simples Receita dá ao paciente o controle sobre o acesso aos dados de seu histórico médico

Uma plataforma que funciona como carteira digital onde podem ser guardadas todas as prescrições de medicamentos, vacinas e o histórico médico do paciente - que tem o controle sobre o acesso às suas informações. Essa é a ideia por trás da solução Simples Receita, que acaba de ser desenvolvida pelo CPQD em parceria com a startup wconnect, especializada no uso de big data para inteligência de negócios.

O objetivo do projeto - que contou com o apoio da EMBRAPII - foi dar mais segurança e confiabilidade à prescrição digital de receituário médico, por meio da utilização de tecnologia blockchain. “A vantagem da solução é que ela permite guardar os dados recebidos de qualquer sistema de prescrição de receitas, via rede blockchain”, afirma Maurício Conti, fundador da wconnect. “E quem controla o acesso a esses dados é o próprio paciente, o que evita a perda das informações caso ele troque o plano de saúde, por exemplo, além de estar alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, acrescenta.

Conti enfatiza que o conceito adotado no Simples Receita é o de Open Health, com base em uma rede blockchain aberta que deverá reunir médicos, pacientes e também farmácias que realizam vendas pelo e-commerce. A adesão à solução (onboarding) passa por um processo de identificação e autenticação simples e bastante seguro. Segundo o fundador da wconnect, a rede blockchain já foi criada e utilizada por um grupo de médicos e pacientes que participaram de um teste piloto. “A solução já está disponível para comercialização para o mercado de redes de hospitais, planos de saúde e sistemas de prescrição digital de receitas”, afirma.

Fernando Marino, líder técnico em Blockchain do CPQD, destaca uma inovação importante da solução: a integração da prescrição digital de medicamentos, emitida via rede blockchain, com o certificado digital do médico no padrão ICP-Brasil. A exigência desse certificado foi instituída por lei, no final de setembro, para receitas de medicamentos controlados e atestados médicos emitidos em meio eletrônico - como teleconsultas.

“A solução está pronta para atender essa nova exigência legal, o que significa que o médico poderá emitir a receita de um medicamento controlado, com sua assinatura digital qualificada, e que o paciente poderá enviar essa receita diretamente para o e-commerce da farmácia, tudo pela rede blockchain”, explica Marino. “Além disso, uma das vantagens inerentes ao uso da tecnologia blockchain é o registro da receita médica na rede, o que garante que ela será utilizada uma única vez e permite à farmácia vender o medicamento controlado pelo e-commerce”, conclui.

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto