Logo
Imprimir esta página

A importância dos dados e a razão pela qual não podem ser tratados como vilões

*Por Eduarda Espindola

Em nossa história recente, vimos uma série de incidentes relacionados ao vazamento de dados, bem como seu uso para fins, no mínimo, questionáveis. Hoje em dia, graças aos avanços tecnológicos que nos possibilitaram uma capacidade de processamento sem precedentes, somos capazes de coletar, processar e analisar dados numa velocidade impressionante. Citando o Tio Ben (Homem Aranha, Stan Lee) “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, os casos que ganharam as manchetes mundiais, são exemplos negativos do uso desse poder, que acabam definindo e generalizando todo o resto. O fato é que, sem dúvidas, essas notícias naturalmente nos deixam desconfortáveis e receosos, e ainda contribuem para a desinformação da sociedade sobre essa ciência. Sendo assim, é necessário separar o dado do que é feito com ele.

No auge da tecnologia e ciência de dados, é hora de refletir mais sobre o assunto e adquirir um novo olhar sobre as narrativas que nos contam, não é mesmo. O dado por si só não é bom ou mau. A diferença está no que fazemos com ele e como o apresentamos. Esses grandes escândalos, e os inevitáveis paralelos traçados em livros como 1984, e outros conteúdos produzidos nos últimos tempos, reduzem a ciência de dados a fatos isolados e pontos negativos que só tem piorado esse clima de “estou sendo constantemente observado e analisado”.

Esse tipo de redução de informação também contribui para a resistência da compreensão e interesse sobre data science, e a possibilidade de extrair ao máximo suas vantagens. Para ilustrar minha reflexão, vamos pensar nos dados que são coletados sobre todas as nossas transações nos nossos cartões de crédito. Inicialmente, pode parecer assustador esse volume de dados que se é coletado sobre todos nós, porém, já pensaram que é justamente o processamento desses dados que permite que seu banco o alerte ou bloqueie preventivamente seu cartão de crédito quando as compras feitas começam a fugir do padrão?

O mesmo exemplo serve para as empresas e organizações: o dado funciona como a grande salvação em incontáveis situações de alerta, direcionamento e clareza diante de fatos que não poderiam ser identificados sem o uso de dados. O segredo mais uma vez está na educação.

Assim, fica minha provocação, de trocar o título de vilão e aprender sobre uma ciência que pode somar muito valor quando aplicada. Não simplesmente temer e rejeitar o pobre dado, mas sim, entender qual é o intuito e situação em que ele é coletado e como será usado. Ao concordarmos e assegurarmos o uso pretendido, ele pode ser uma fonte de benefícios extraordinários.

*Eduarda Espíndola, a “Duda”, é Líder de Data Science da Fhinck, startup de alta tecnologia que ajuda empresas a terem maior desempenho operacional, produtividade e qualidade de vida dos colaboradores, a partir da geração de dados inteligentes. A profissional tem MBA pela UC Berkeley School of Information.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto