Logo
Imprimir esta página

Brass do Brasil desenvolve projetos pioneiros de engenharia digital inteligente com soluções Autodesk

Implementação da tecnologia 3D, ainda pouco aplicada no segmento de mineração, gerou redução de custos e aumento de produtividade

A Brass do Brasil - empresa de engenharia especializada no desenvolvimento de projetos multidisciplinares para mineração, siderurgia e para a indústria em geral -, buscando otimizar e modernizar a sua forma de desenvolver Projetos de Engenharia, bem como obter ganhos tangíveis para os seus clientes, decidiu implementar a metodologia BIM, e escolheu a metodologia da Autodesk. Esta metodologia/tecnologia foi adotada pela Brass devido às suas caraterísticas de similaridade com a forma de trabalhar da Brass, bem como a possibilidade de implementá-la de forma escalonada, possibilitando a diluição dos custos de investimentos.

A Brass utilizou o pacote de soluções voltadas para as áreas de arquitetura, engenharia e construção civil (AEC) e PD&M para estruturar o seu sistema BIM (Building Information Modeling). A metodologia BIM permite a criação de modelos virtuais precisos e vai além da simples representação gráfica 3D de um projeto, facilitando a integração entre os diversos profissionais envolvidos, contribuindo para o aumento da produtividade.

Um dos grandes ganhos desta metodologia foi o modelo único que a solução proporciona, já que cada uma das áreas envolvidas (civil, mecânica, arquitetura, etc.) pode trabalhar de forma colaborativa e extrair os documentos e informações que necessita direto da plataforma, de modo ágil e inteligente, mitigando de forma online eventuais erros devido ao paralelismo das disciplinas no desenvolvimento dos serviços.

"Esse é um ótimo exemplo de como funciona a arte de projetar 3D inteligente dentro da plataforma Autodesk, sendo que a Brass foi uma das primeiras empresas a entregar um modelo único para revisão multidisciplinar online junto ao cliente, sem necessidade de documentos 2D", afirma Derly Eustáquio Araújo, gerente de EDS da Brass do Brasil

"A parceria de longo prazo que temos com a Autodesk foi fundamental para o sucesso desse trabalho e para nos tornarmos referência no mercado, sendo capazes de oferecer serviços cada vez mais completos e desenvolver projetos mais otimizados", ressalta.

Apesar do desafio de ter que capacitar toda equipe na utilização da tecnologia 3D da Autodesk, que é pouco difundida na engenharia para indústria minério-metalúrgica, a sua implementação levou menos de 2 anos para ser concluída. Este prazo é considerado curto para este tipo de demanda, já que envolve ainda implementação e produção de todas as fases.

O projeto foi realizado por iniciativa da Brass Brasil, mas devido aos benefícios proporcionados, já está em processo de expansão para outros países em que a Brass International Engineering atua. Nem a pandemia foi um obstáculo para o desenvolvimento do projeto. "Em março já estavámos com a plataforma bem redonda. Mesmo com o início do isolamento, pudemos trabalhar de casa bem mais tranquilos, fazendo o gerenciamento a distância sem parar de trabalhar. Foi um ganho gigantesco para nós, enquanto outras companhias estavam estudando como continuariam a trabalhar, nós já estávamos rodando tranquilamente", finaliza Araújo.

"A Brass do Brasil é um excelente exemplo de inovação em uma indústria tão importante em nosso país, a mineração. A partir de processos inovadores, introdução da metodologia BIM e de um robusto plano de capacitação, ela atingiu índices de produtividade incríveis, e tem ajudado no desenvolvimento de todo um ecossistema ao comprovar que a aplicação da metodologia BIM traz benefícios em grandes projetos de capital", afirma Rafael Colucci, especialista técnico da Autodesk Brasil

Além disso, de acordo com Colluci, em um dos momentos mais desafiadores de todos os tempos, a Brass se mostrou pronta e rapidamente implementou um processo de colaboração em nuvem que permitiu a companhia manter a qualidade dos seus projetos mesmo com a equipe trabalhando em home office.

Sobre a Autodesk

Autodesk faz software para as pessoas que criam coisas. Se você já dirigiu um carro de alto desempenho, admirou arranha-céus imponentes, usou um smartphone ou assistiu a um bom filme com efeitos visuais, significa que você já experimentou o que milhões de clientes da Autodesk estão fazendo com o nosso software. A Autodesk lhe dá o poder de fazer qualquer coisa.

Para mais informações, visite autodesk.com ou siga @autodesk.

Autodesk, the Autodesk logo, Autodesk AEC Collection, Revit e Navisworks are registered trademarks or trademarks of Autodesk, Inc., and/or its subsidiaries and/or affiliates in the USA and/or other countries. All other brand names, product names, or trademarks belong to their respective holders. Autodesk reserves the right to alter product and services offerings, and specifications and pricing at any time without notice, and is not responsible for typographical or graphical errors that may appear in this document.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto