Logo
Imprimir esta página

Falhas de sistemas podem gerar tragédias

Vivaldo José Breternitz

O primeiro erro em sistemas de computador que teve grande repercussão aconteceu em 1962, quando o foguete que conduzia a sonda Mariner I, que se destinava à exploração de Vênus, foi destruído logo após o lançamento. Ao que consta, a falta de um hífen em um programa que fazia parte do software que controlava o foguete, fez com que esse se descontrolasse e precisasse ser destruído.

Há registro de tragédias geradas por erros de software, com perdas de vidas. Diz-se que as recentes quedas de dois Boeing 737 MAX, que mataram 648 pessoas, tiveram erros de software como uma de suas causas.

Agora, um erro banal quase causa outra tragédia: um voo do Reino Unido para a Espanha decolou com mais de uma tonelada de peso além do que fora informado aos tripulantes, depois que uma falha de software classificou como crianças as passageiras referidas como "Miss". Havia 38 mulheres nessa situação, e o sistema que gerou as informações passadas aos pilotos atribuiu a elas um peso médio de 35 quilos, contra os 69 que deveria ter considerado.

A informação sobre o peso dos passageiros é importante para que seja definida a potência a ser aplicada às turbinas; se informado a menor, pode ser que o avião chegue ao final da pista sem conseguir sair do chão e sem mais espaço para frear; isso, no caso, não aconteceu porque os pilotos, por cautela, resolveram aplicar mais potência do que a calculada com base nas informações que receberam.

O erro, classificado como um "incidente sério" pelo Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido, aconteceu em um voo da TUI Airways, empresa britânica tida como a maior operadora de voos charter do mundo.

Segundo a companhia informou, seus sistemas foram atualizados por uma empresa terceirizada de um país (não identificado), onde a expressão "Miss" é utilizada para crianças do sexo feminino, e "Ms" para mulheres adultas, tendo os desenvolvedores usado essa informação para que o aplicativo, ao detectar a presença de passageiras com o qualificativo ‘Miss", atribuísse a elas o peso definido como padrão para crianças. O erro afetou mais dois voos da mesma operadora naquele mesmo dia, felizmente sem causar maiores problemas, antes de ser corrigido.

A globalização traz benefícios, mas também muitos riscos, quando não se atenta para diferenças culturais, especialmente peculiaridades do idioma; aliás, esse é um grande problema encontrado quando se trata de reconhecimento de voz em inteligência artificial.

Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto